Cultura

Livraria Barata recebe Vanessa Teodoro

Vanessa Teodoro foi a artista convidada para abrir a programação de Março-Abril da Livraria Barata/Lugar de Cultura, o novo espaço de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, na Avenida de Roma.

A exposição “The steady hands of a busy mind” (As mãos meticulosas de uma mente irrequieta), da reconhecida artista visual Vanessa Teodoro, inaugurou no dia 5 de Março. É uma exposição que se inspira no traço manuscrito. Frases relevantes, padrões com movimento que espelham uma mente inquieta. Na dicotomia entre o preto e o branco, entre a luz e a sombra, a exposição de Vanessa Teodoro desafia a mente do espectador, através de composições monocromáticas que se inscrevem no espaço físico e simbólico desta galeria, ela própria integrada num mundo de histórias e palavras que habitam nesta icónica livraria.

Através das suas mãos meticulosas, Vanessa Teodoro mostra-nos como consegue dar sentido aos seus pensamentos irrequietos. Algo que muitos de nós reconhecemos tão bem, especialmente nos caóticos dias que todos vivemos actualmente.

“Busy Feet” (Pés irrequietos) é o nome da performance que acompanha a exposição, concebida também por Vanessa Teodoro e coreografada pela bailarina Paula Cirino. Através do sapateado, fala-se sobre a vida, a vida de uma mente irrequieta. Os pés representam aqui a voz interior, umas vezes mais acelerada, outras nem tanto, em constante “tuc tuc tac”. Aqui, convida-se os presentes a reflectir sobre as suas próprias vozes, por vezes camufladas no caos, mas sempre presentes, se as quisermos escutar. 

 Vanessa Teodoro é uma artista visual sul-africana e portuguesa, residente em Lisboa. A sua formação académica e profissional, em design gráfico e publicidade, tem um papel preponderante na sua linguagem artística e identidade visual, reconhecível em todos os projectos da sua autoria, sejam obras de arte, exposições, intervenções urbanas ou performances. O seu estilo é uma batalha complexa entre padrões gráficos, elementos figurativos e cores fortes contrastantes, tudo com um toque de caos e humor. 

Programa:

Exposição “The Steady Hands of a Busy Mind”

05 MAR – 28 ABR 

16H – 20H

Performance Busy Feet

SÁBADO, 19 MAR | 16H 

QUARTA, 20 ABR | 19H 

Visita guiada à exposição, com Vanessa Teodoro

QUARTA, 23 MAR | 18H

Ateliês “Soltar a Mão e a Mente”, com Vanessa Teodoro 

QUINTA, 21 ABR | 18H 

Livraria Barata / Lugar de Cultura

Avenida de Roma, 11, Piso -1

Segunda a sábado: 10h-20h
Domingo e feriados: 10h-19h

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close