DossierSociedade

“Uma Praça em cada Bairro”: Saldanha e Picoas com mais espaço para os peões

resized_Praça de Saldanha - praça em cada bairroA divisão de projectos e estudos urbanos da Câmara Municipal de Lisboa apresentou os contornos do projecto para mudar a face da Praça Duque de Saldanha e de Picoas, ao abrigo do programa “Uma Praça em cada Bairro”.

Na sessão, que decorreu no mercado 31 de Janeiro, em Picoas, estiveram presentes os presidentes das juntas de freguesia de Arroios e Avenidas Novas, Margarida Martins e Daniel Gonçalves, respectivamente. A apresentação dos projectos ficou a cargo do arquitecto Pedro Dinis.

O programa de intervenções no espaço público “Uma Praça em cada Bairro”, integrado no conceito “Lisboa Cidade de Bairros”, está em acção desde Maio de 2014 e promete mudar a face das “centralidades prioritárias” da cidade.

Entre as principais alterações anunciadas, será alargado o espaço dos passeios junto às fachadas dos edifícios nestas duas praças, desaparecendo o estacionamento existente. O objectivo é a criação de maior acessibilidade pedonal e a diminuição do impacto do automóvel, permitindo que surjam esplanadas, mobiliário urbano, zonas ajardinadas ou pistas cicláveis.

De acordo com um levantamento efectuado pela equipa responsável, existem 1700 lugares de estacionamento disponíveis em parques públicos nesta zona da cidade.

O que muda, ao pormenor

De acordo com o projecto apresentado, a Praça Duque de Saldanha mantém as faixas principais de rodagem, mas vê a circulação em rotunda avançar em direcção ao centro da praça, ocupando o local onde hoje existem as praças de táxis e lugares de estacionamento. Os passeios são alargados em algumas dezenas de metros, desde as fachadas dos edifícios. A Av. Praia da Vitória sofre um corte de trânsito, ficando o estacionamento reservado a residentes com dístico. Surge ainda uma ciclovia, que liga com a Av. Duque de Ávila e o Marquês de Pombal.

Quanto à zona de Picoas, o passeio em frente aos edifícios Imaviz e do Forum Picoas será alargado, retirando todo o estacionamento automóvel e de motociclos. Surgirão zonas verdes ajardinadas, com árvores, bancos e uma pista ciclável em ambos os lados da Av. Fontes Pereira de Melo. Como consequência, deixa de ser possível a quem sobe a avenida cortar à esquerda para a Rua Latino Coelho. Também a Rua Viriato sofrerá alterações ao trânsito, passando a circular-se apenas no sentido descendente.

Os trabalhos deverão ter início nos primeiros meses de 2016.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close