Destaque

Lisboa e Loures ligadas por ponte ciclo-pedonal

No âmbito da Jornada Mundial da Juventude, ficou concluída, no dia 6 de Julho, a construção da ponte ciclo-pedonal sobre o Rio Trancão que liga Lisboa a Loures. A inauguração desta infraestrutura contou com a presença dos presidentes das câmaras municipais de Lisboa e Loures, Carlos Moedas e Ricardo Leão, respectivamente; do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente; de D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa; de Teresa Almeida, Presidente da Comissão Directiva do programa Lisboa 2030 e Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo; do Presidente da EMEL, Carlos Silva; e de muitos outros convidados e parceiros.

Com vista a racionalizar a utilização do automóvel e, consequentemente, a reduzir os consumos energéticos e de emissões, humanizando a cidade e aumentando a qualidade de vida dos cidadãos, esta passagem liga de forma permanente as redes cicláveis de Lisboa e Loures, dando nova vida a esta zona da cidade.

O percurso ciclo-pedonal tem início na rotunda da Praça Gago Coutinho (zona residencial norte do Parque das Nações), seguindo pela Alameda dos Oceanos, Rua da Cotovia/Passeio do Trancão até à ponte ciclo-pedonal sobre o Rio Trancão.

Com uma extensão de 560 metros e construída maioritariamente à base de madeira, esta passagem enquadra-se na tipologia de Intervenção do Lisboa 2030, que diz respeito à mobilidade urbana sustentável.

Esta é a primeira obra a estar concluída para a Jornada Mundial da Juventude, “um investimento que fica para a cidade e para a construção da área metropolitana de Lisboa”, afirmou Carlos Moedas.

“Com esta ponte ciclo-pedonal sobre o Rio Trancão, estamos a criar uma ligação entre as redes cicláveis de diferentes concelhos da Região de Lisboa e a promover a mobilidade ecológica, incentivando o uso de modos suaves e a redução das emissões de CO2. Projetos como este são estratégicos para consolidar o desenvolvimento sustentável da Região de Lisboa”, considera Teresa Almeida.

Esta passagem irá permitir o alargamento do percurso marginal ao longo do rio Tejo, que atualmente se realiza entre Algés e o Parque das Nações, até ao concelho de Loures. Um percurso que se pretende estender, criando uma ligação entre Cascais e Vila Franca de Xira.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close