Sociedade

Lisboa Devils sagram-se campeões nacionais

resized_devilsA equipa de futebol americano Lisboa Devils conquistou o título de campeão nacional pela primeira vez na sua curta história.

Ao conseguir este feito, a equipa sediada no campo Branca Lucas, casa do Sport Lisboa e Olivais, destronou o hexa-campeão Lisboa Navigators.

A final da Liga Portuguesa de Futebol Americano disputou-se na cidade da Maia, no norte do país, onde os Devils bateram os Algarve Sharks por uma magra vantagem: 28-26. Antes, na meia-final da competição, os lisboetas tinham superado os Paredes Lumberjacks, por expressivos 38-0.

Esta foi uma época desportiva em cheio para a equipa formada em 2013. Além de alcançarem pela primeira vez o título nacional, os Lisboa Devils tiveram a oportunidade de se estrear na Liga dos Campeões da modalidade. Inseridos nesta competição, conseguiram obter uma vitória diante dos Bogazici Sultans da Turquia por 32-27, em jogo disputado no campo do SLO em Abril.

15 dias depois, foram até Viena jogar com os Danube Dragons. Apesar de a realidade dos factos indicar uma desvantagem de forças significativa, havia nos Devils um grande orgulho no que já tinham alcançado e vontade de dar o melhor. O resultado fixou-se em 60-36 para a equipa austríaca, um conjunto que conta com mais de 25 anos de existência (nasceu em 1985).

Para tantos feitos, muito contribuiu a qualidade de jogadores experientes, com destaque para Collin Franklin, ex-jogador da NFL. Sinal da qualidade exibida pelos Devils é a transferência de alguns membros da equipa para outras paragens: António “Phelippão” Barros para os Miskolc Steelers, da Hungria, Malcolm Gasque para os São Paulo Storm, do Brasil, e Miguel Valente para os Seinajoki Crocodiles, da Finlândia.

Em declarações ao EXPRESSO do Oriente, Pedro Guerreiro, vice-presidente dos Lisboa Devils, afirma que o desempenho da equipa “ficou ligeiramente acima das expectativas”: “tínhamos como objectivo vencer o campeonato mas não esperávamos não perder qualquer jogo”.

O responsável refere que “a experiência e forma de encarar este desporto trazida pelos jogadores americanos obrigaram os restantes jogadores da equipa a aumentar o grau de exigência individual que, colectivamente, trouxe os frutos desejados. A participação na Champions League da IFAF foi a cereja no topo do bolo, onde ficou ainda demonstrado que uma equipa portuguesa pode ombrear com qualquer equipa europeia, mesmo de uma liga mais evoluída”.

Finalizando com grande ambição, Pedro Guerreiro coloca o foco na preparação para os desafios futuros: “O processo evolutivo que levou à nossa vitória no campeonato deverá ser mantido, sob pena de estagnarmos e ser ultrapassados. A nossa vitória já faz parte do passado, no próximo ano começamos todos em pé de igualdade”.

Parabéns e boa sorte, Lisboa Devils!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close