Reportagem

Lisboa celebra chegada das relíquias de São Vicente

A Câmara Municipal de Lisboa celebra, em conjunto com várias Instituições, os 850 anos da chegada das relíquias de São Vicente à cidade de Lisboa com uma programação cultural diversificada de itinerários, exposições, conversas, conferências, lançamento de livros, entre outros eventos pensados para todos. O programa cultural estende-se até Janeiro de 2024.

Apesar de Santo António ser o santo mais acarinhado pelos lisboetas, a verdade é que a grande maioria desconhece que o verdadeiro padroeiro da cidade é São Vicente, um santo de origem espanhola que terá sido martirizado no século IV por causa da sua fé, tendo sido largado à deriva no mar, naquele que é hoje o denominado Cabo de São Vicente, em Sagres, no Algarve.

Reza a lenda que durante um cerco a Lisboa, no século XII, D. Afonso Henriques, rei de Portugal, jurou recuperar as relíquias de São Vicente se conseguisse reconquistar a cidade. Assim aconteceu e, em 1173, os restos mortais do santo foram recuperados e trazidos para Lisboa numa barca sempre seguida por dois corvos, cenário que fez com que São Vicente fosse considerado o santo padroeiro da cidade e que passasse a constar no brasão de Lisboa a imagem da barca e dos dois corvos, que permanece até ao presente.

As celebrações dos 850 anos da chegada das relíquias de São Vicente a Lisboa tem início no dia 18 de Janeiro de 2023, com a visita temática “Um Santo, Muitas Relíquias”, do ciclo “O Museu e a Cidade”, organizada pelo Museu de Lisboa da EGEAC, e abrangem uma visita temática aos vários locais onde repousam as diversas relíquias de São Vicente.

No dia 22 de Janeiro, dia do padroeiro principal do Patriarcado de Lisboa, estão ainda agendadas pelo Museu de Lisboa iniciativas que incluem um percurso dedicado à Cidade de São Vicente, com partida do Terreiro do Paço e chegada ao antigo Mosteiro de São Vicente de Fora e uma actividade para famílias, intitulada “São Vicente e os Corvos” que terá lugar à tarde, no Palácio Pimenta. Neste mesmo dia é celebrada uma Missa da Solenidade do Dia de São Vicente pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, na Sé Patriarcal de Lisboa.

A 15 de Setembro, data que marca a chegada das relíquias, tendo sido depositadas na Igreja de Santa Justa e transladadas no dia 16 de Setembro para a Capela-Mor da Sé, comemoram-se 850 anos e estão calendarizadas uma série de acções como a conferência, o concerto e a exposição do original do livro “Carmesim” ou “Livro dos Regimentos dos Vereadores e Oficias da Câmara”, entre outras.

A Câmara Municipal de Lisboa convida todos a juntar-se a estas celebrações, com enfoque na importância religiosa e histórica da figura de São Vicente, o diácono e mártir do século IV, unificador de gentes e religiões.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close