Destaque

Estão abertas as inscrições para o “Comboio de Bicicletas”

Estão abertas as inscrições para o programa "Comboios de Bicicletas", uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa que pretende promover o uso da bicicleta nas deslocações para a escola e que está vocacionada para alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Para que as crianças possam participar, têm de estar previamente inscritas, depois, basta que tenham uma bicicleta em boas condições e já dominem o uso do velocípede sem as “rodinhas” e sem terem quedas frequentes, ou seja, estejam perfeitamente habituados a andar em duas rodas e, muito importante, saibam usar os travões.

Como numa linha de comboio a sério, aqui também está definido um percurso, um horário e um conjunto de paragens pré-definidas, e há o “maquinista”, que é como quem diz o monitor que acompanha os pequenos até à escola. E há também um conjunto de regras que os “passageiros” têm de cumprir, como por exemplo ir em fila com os colegas sem os ultrapassar, prestar atenção ao que diz o “maquinista” e ter muita atenção nos cruzamentos, entre outras.

Os “Comboios de Bicicletas” funcionam apenas em algumas escolas do concelho de Lisboa mas as inscrições estão também abertas a todas as escolas que queiram criar uma “linha” que sirva os percursos mais utilizados pelos alunos.

Escolas onde já é possível apanhar o comboio de bicicletas:

Escola Básica do Parque das Nações, Colégio Pedro Arrupe, Agrupamento de Escolas Dona Filipa de Lencastre, Escola Básica Bairro do Restelo, EB 2.3. Telheiras, Escola Alemã de Lisboa, Escola Básica Sarah Afonso, Escola Básica Paulino Montez, Jardim-Escola João de Deus, EB 2.3. de Paula Vicente, Colégio do Sagrado Coração de Maria, EB do Bairro de São Miguel, EB1 Telheiras, EB São Vicente Telheiras, EB Eugénio dos Santos, Academia de Música de Santa Cecília e EB1 Coruchéus.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close