Destaque

Inaugurado novo Centro de Saúde em Marvila

Apesar de já estar a funcionar há algum tempo, foi inaugurada, no dia 18 de Janeiro, a nova Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Marvila.

José António Videira, presidente da Junta de Freguesia local, recebeu Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Manuel Pizarro, ministro da Saúde, para o descerrar da placa que dava assim início à inauguração oficial do novo centro de saúde.

Com capacidade para 22800 utentes, o novo equipamento vai servir, para já, 14 mil cidadãos dos 18 mil sem médico de família, num universo de 30 mil habitantes.

O ministro da saúde enalteceu as vantagens da descentralização, já que a construção deste edifício que agora alberga a unidade de saúde foi resultado do protocolo estabelecido entre o Ministério da Saúde e a Câmara Municipal de Lisboa, em 2017, e que contempla a construção de unidades deste tipo nas diversas freguesias da cidade.

Para além da prestação dos cuidados de saúde primários (a essência dos centros de saúde e unidades de saúde familiar) este centro contempla também a nova valência de cuidados na comunidade, como o apoio psicológico e social de âmbito domiciliário, e educação para a saúde, assim como consultas de nutrição, psicologia, saúde oral, terapia da fala, entre muitas outras especialidades que se prevê disponibilizar futuramente.

José António Videira garantiu que é seu desejo “que este Centro de Saúde seja algo para as pessoas, com as pessoas e das pessoas” e enalteceu o número de utentes que finalmente irão conseguir ter um médico de família.

Carlos Moedas congratula-se por esta inauguração decorrer na semana em que se inicia em Lisboa o Programa 65+, um plano de saúde gratuito promovido pela Câmara Municipal e que abrange 130 mil idosos residentes na capital, resultando este conjunto de ofertas num reforço na saúde dos lisboetas.

A nova Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Marvila situa-se na Rua Mário Botas, no antigo Palácio da Quinta dos Alfinetes.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close