Local
Lisboa celebra Capital Europeia da Inovação
No dia 8 de Fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, reuniu na freguesia do Beato os principais actores da indústria tecnológica em Lisboa: pequenos empreendedores, grandes empresas tecnológicas, investidores, universidades e empresários juntaram-se com um objetivo: celebrar o facto de Lisboa ter vencido pela primeira vez o maior prémio de inovação da Europa: European Capital of Inovation, atribuído pela Comissão Europeia.
Das 250 grandes cidades europeias elegíveis para o prémio, Lisboa arrecadou o primeiro lugar graças ao projeto Unicorn Factory Lisboa.
Em apenas dois anos, o programa direccionado para scaleups atraiu 54 novos centros tecnológicos para Lisboa vindos de 23 países, e anunciou a criação de mais de 10 000 postos de trabalho. Foi responsável pelo lançamento de 13 programas de incubação e aceleração, triplicou o número de start-ups incubadas e posicionou a cidade em sectores tão distintos como o gaiming, a saúde digital ou a “Web 3”.
Os resultados obtidos desde que o projeto foi apresentado pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa no palco principal do Web Summit, em 2022, convenceram o júri de Bruxelas e valeram 1 Milhão de Euros à capital.
Na cerimónia Carlos Moedas anunciou que este valor vai ser investido em empresas que desenvolvam soluções para dar resposta às necessidades em áreas como a educação, o acesso à saúde, população sem abrigo e mais vulnerável ou integração de imigrantes.