Sociedade

Candidaturas abertas

As candidaturas ao Subsídio Municipal ao Arrendamento Acessível, através do qual a Câmara Municipal de Lisboa apoia famílias e profissionais deslocados no pagamento das suas rendas habitacionais, abriram no dia 9 de Fevereiro e prolongam-se até ao dia 9 de Março

As candidaturas decorrem online, na Plataforma Habitar Lisboa, e este apoio destina-se a quem despende 30% do seu rendimento, ou mais, com a renda mensal de uma habitação arrendada no mercado privado. O limite mínimo do rendimento global dos agregados familiares foi reduzido para 6.000 euros, em vez dos 9.870 em vigor até aqui, para permitir alargar o universo de beneficiários.

“Estamos a realizar um esforço sem precedentes para dar respostas aos graves problemas de habitação com que nos confrontamos na cidade, com medidas concretas e diversificadas. Temos procurado por todas as formas agilizar essas respostas, com a construção de novas casas, a reabilitação e a disponibilização das habitações municipais – incluindo muitas que estavam fechadas quando iniciámos o mandato – e o reforço do programa de apoio à renda”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

“Baixámos o valor de acesso ao Subsídio Municipal ao Arrendamento Acessível para permitir que pessoas que até aqui não reuniam os critérios para aceder a este programa possam agora ser abrangidas e beneficiar de um apoio mensal no pagamento da sua renda”, explica Carlos Moedas. “Actualmente já apoiamos mil famílias e profissionais deslocados que desempenham funções absolutamente fundamentais na nossa cidade através deste programa, ao qual consagrámos 1,5 milhões de euros em 2023, e queremos ir mais longe, ajudando o maior número possível de pessoas que não conseguem encontrar soluções habitacionais de acordo com os seus rendimentos”, conclui Carlos Moedas.

Mais informações: Página Inicial da Plataforma Habitar Lisboa (cm-lisboa.pt)

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close