Dossier

Lisboa actualiza Posto de Transformação histórico

Foi substituído um Posto de Transformação de Distribuição que estava em serviço desde 1976 – exactamente o ano em que foi criada a EDP – Electricidade de Portugal, Empresa Pública, através da fusão das Companhias Reunidas de Gás e Electricidade (da qual a instalação ainda detinha a marca na placa identificativa) com outras doze companhias do sector elétrico, também nacionalizadas em 1975.

Era um Posto de Transformação do tipo subterrâneo, monobloco, instalado no cruzamento das ruas de Macau e de Timor, ali na freguesia de Arroios, em Lisboa. A sua longevidade e as suas características – entre as quais avultavam as dificuldades nas intervenções para manutenção, fizeram com que, a dada altura, tivesse sido sinalizado para substituição urgente.

Foi o que aconteceu. A EDP Distribuição procedeu à troca do monobloco que o equipava por um outro conjunto de equipamentos, normalizado, constituído por um Bloco de Rede em Anel de 3 funções, um transformador de potência de 630 kVA / 10 kV e um Quadro Geral de Baixa Tensão do tipo R630 sem Iluminação Pública, com 8 triblocos.

Com esta intervenção, para além de se garantir as condições de exploração segundo as normas da empresa, fica disponibilizada uma maior capacidade de potência naquela área da capital, uma vez que o anterior activo estava equipado com um transformador de potência de apenas 500 kVA.

No seguimento desta obra vai ser também intervencionada a rede de Baixa Tensão envolvente, aproveitando-se este claro aumento de potência para deslastrar carga dos postos de transformação adjacentes e promover, assim, uma significativa melhoria da qualidade de serviço naquela zona.

A remodelação do posto de transformação envolveu um investimento de 18.000 € e as melhorias a levar a cabo na rede de Baixa Tensão deverão atingir um custo de cerca de 30.000 €.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close