CulturaDossierLocal

Prémios MAC 2018

No dia 20 de Junho, a Galeria do Movimento Arte Contemporânea acolheu a cerimónia de entrega dos Prémios MAC 2018. Manuela Eanes, Olga Roriz e Dina Aguiar estão entre os premiados.

O espaço disponível tornou-se exíguo, de tal forma a Galeria do MAC, na Avenida Álvares Cabral, se encheu de gente, entre os distinguidos, os seus familiares, muitos amigos e alguns curiosos. À porta, os geradores da carrinha da RTP que assegurava a reportagem para o programa “Portugal em Directo” tornavam difícil ouvir as vozes de quem falava, mas ainda assim a cerimónia teve um cariz familiar e acolhedor, com muitos abraços e alguma comoção.

Assinalando o 24.º aniversário do Movimento Arte Contemporânea, os Prémios MAC 2018 distinguiram Manuela Eanes como Personalidade do Ano – Direitos Humanos e Cultura. Presente na sessão, acompanhada de um grupo de técnicas do IAC – Instituto de Apoio à Criança, Manuela Eanes destacou a grande ligação existente entre as crianças e a Cultura, confessando-se honrada pelo galardão. Ficou ainda como “fiel depositária” da Medalha de Mérito MAC entregue ao seu marido, o General Ramalho Eanes.

Na categoria de Comunicação, os Prémios MAC 2018 foram atribuídos à jornalista Dina Aguiar (Jornalismo de Excelência), ao “Portugal em Directo” (Programa de Televisão), ao site Artes & Contextos (Colaboração Cultural) e ao site Adeline À Lisbonne (Comunicação Cultural).

Na categoria de Dança Contemporânea, foram agraciadas a bailarina e coreógrafa Olga Roriz (Mérito e Excelência), a bailarina Marta Lobato e o bailarino e coreógrafo Gonçalo Ferreira, além da Associação de Dança ILÚ – Teatro de Intervenção Urbana.

Na categoria das Artes Plásticas, foram distinguidos os pintores Martinho Dias (Prestígio), Sícho (Revelação), João Barros Silva (Retrato e Colaboração de Excelência), Norberto Nunes, Ricardo Paula, Tim Madeira e o fotógrafo António Alves da Costa. Os prémios Mérito e Excelência, pela primeira vez entregues a duas personalidades, agraciaram Lourdes Leite e Cruzeiro Seixas.

Por fim, ainda na área das Artes Plásticas, o escultor e medalhista João Duarte arrecadou o Prémio 40 Anos de Excelência e o Prémio Hilário Teixeira Lopes, entregue em mãos pelo próprio mestre. João Duarte é precisamente o escultor que assina os troféus recebidos por todos os premiados.

O bolo de aniversário e o espumante terminaram com chave de ouro a cerimónia, tendo o director do MAC, Álvaro Lobato Faria, agradecido a todos pela presença, atendendo ao facto de muitos terem feito viagens bastante longas para se associar ao evento.

Parabéns, Movimento Arte Contemporânea!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close