DestaqueReportagem

Irreverente – Festival Internacional de Improviso em Moscavide

De 26 a 30 de Julho, o Centro Cultural de Moscavide recebe a primeira edição do Festival Internacional de Improviso Irreverente, uma produção luso-brasileira (criado por Luana Proença e André Sobral) que junta improvisadores de 12 países. Teatro, música, dança e até escrita, tudo improvisado e criado diante dos olhos do espectador, num festival que promete surpreender até os participantes.

Durante cinco dias em que tudo gira em torno da improvisação, são várias as actividades: desde espectáculos, workshops com professores que vêm de diferentes continentes, mesas-redondas, jam sessions em piqueniques, convívio, passeios turísticos e muito mais. Haverá programa para todas as pessoas, desde iniciantes a experientes, e actividades em português e inglês.

São ao todo 17 workshops, com professores a chegar a Portugal de países tão distintos como Colômbia, Estados Unidos, Argentina, Israel, Holanda ou China, entre outros. Todos com perspectivas diferentes sobre a arte de improvisar, com foco na música, na dança, em técnicas de clown ou até em como improvisar personagens vilãs em teatro.

Dezassete é também o número de espectáculos, ao longo dos cinco dias do festival, também eles com intérpretes provenientes de vários países, alguns resultantes dos workshops realizados.

Luana Proença, curadora do festival, diz: “A comunidade de improvisação em Portugal tem crescido bastante, com vários grupos de qualidade e/ou apenas curiosos. O Irreverente pretende promover a partilha entre a comunidade e trazer outras experiências de fora, para que possa crescer. Sejam improvisadores experientes, iniciantes ou apenas curiosos, há lugar no Irreverente para quem quiser, seja nos workshops, seja a assistir aos espectáculos com grupos nacionais e estrangeiros de grande qualidade.”

O Irreverente acontecerá de 26 a 30 de Julho, no Centro Cultural de Moscavide, no vizinho concelho de Loures. As inscrições estão já abertas, e para os interessados em fazer mais do que uma actividade, o pacote Early Bird já se encontra disponível. Custa 65€, dá acesso a todos os espectáculos e tem ainda 20% de desconto nas inscrições nos workshops. Pode consultar o programa em https://irreverentefest.wixsite.com/irreverente.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close