Início » Dossier, Local, Nacional, Outras » Igreja de São Cristóvão inicia processo de recuperação

Durante os próximos seis meses, a Igreja de São Cristóvão será submetida a obras de recuperação do telhado e da fachada. A obra é possível graças a campanha de crowdfunding.

O início das obras foi assinalado esta segunda-feira, dia 4 de Junho, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, que assinou simbolicamente uma das telhas que vão fazer parte da recuperação do telhado. A seu lado, o Padre Edgar Clara guiou o edil numa visita às instalações do templo.

Foram mais de 2000 as pessoas que contribuíram para a campanha de crowdfunding que resultou numa excelente notícia: a angariação de um montante que permite avançar com uma obra de custo estimado em cerca de 140 mil euros.

Medina garantiu que a Câmara vai “apoiar esta iniciativa pioneira que nos inspirou em fazer a recuperação de outros espaços de culto da cidade, como o Convento da Graça, a antiga Casa dos 24 ou a Igreja de Campolide”. O edil apelidou os espaços de culto como “locais da nossa história e da nossa cultura e espaços de reunião das comunidades”.

Além da recuperação do telhado e da fachada exterior, há mais por fazer: num conjunto de obras que ascendem a um milhão de euros, a Igreja pretende restaurar as 36 telas do século XVII da autoria de Bento Coelho da Silveira e consertar todos os altares de madeira em talha dourada, entre outras necessidades adicionais.

A recuperação da Igreja de São Cristóvão foi mesmo um projecto vencedor da edição de 2014 do Orçamento Participativo de Lisboa, no âmbito do qual já decorreram obras na denominada Capela dos Arcebispos.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!