DossierLocal

Hospital de Santa Maria vai ter novo espaço de 26 camas

O Hospital Santa Maria vai ter em breve mais 26 camas para uma função específica: acolher doentes que já receberam alta clínica mas que não têm sítio para onde ir.

A novidade foi explicada pelo director clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Luís Pinheiro, em declarações à agência Lusa.

O objectivo do novo espaço é o de libertar camas para doentes agudos, sem expulsar as pessoas que já receberam a alta clínica, mas não receberam a chamada alta social. São, assim, 26 pessoas que podem aguardar vaga em lares ou na rede de cuidados continuados num espaço próprio e adequado à sua realidade.

O novo espaço estará disponível a partir de meados de Dezembro, segundo o responsável, e será dotado de equipas de enfermagem permanentes, 24 horas. Nas palavras do director clínico, “Não é uma enfermaria nem um lar, é algo intermédio”.

Na mesma entrevista, Luís Pinheiro também abordou, entre outros assuntos, a necessidade de melhorar os processos internos para reduzir o tempo de internamento desnecessário, a hospitalização domiciliária e o atendimento nos centros de saúde. Quanto ao primeiro destes temas, em termos quantitativos, o objectivo passa por reduzir entre 0,3 e 0,5 dias de internamento por doente, em média, no espaço de um ano. No agregado, estes números resultariam na redução de milhares de dias de internamento.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close