Destaque
Grupo de cidadãos quer estátua de Soares em São Bento
Um grupo de personalidade, maioritariamente ligadas ao Partido Socialista mas também a outros partidos, manifestaram vontade de colocar uma estátua de Mário Soares na residência oficial do primeiro-ministro. A estátua, da autoria de Leonel Moura, está pronta.
A intenção é a de assinalar o centenário do nascimento do antigo primeiro-ministro e Presidente da República e a iniciativa partiu dos ex-deputados do PS António Campos e Vítor Ramalho, que se disponibilizam a fazer uma recolha de fundos, juntamente com os restantes apoiantes, para pagar a obra caso o Estado mostre algum constrangimento em pagar a obra, que valerá entre 20 a 30 mil euros.
No próximo ano, comemora-se os 50 anos do 25 de Abril e também o centenário do nascimento do antigo governante, nas palavras de Vítor Ramalho “é quase impossível falar de uma coisa sem falar de outra”.
Da lista de signatários da carta enviada a António Costa a propor a instalação da estátua de Mário Soares nos jardins da residência oficial do primeiro-ministro, fazem parte personalidades das mais diversas áreas da sociedade, desde a política às artes, à ciência, à igreja ou ao jornalismo. Houve também a preocupação de incluir nomes dos vários quadrantes políticos e em todos a opinião é unânime: não se pode celebrar a democracia portuguesa sem incluir uma das figuras principais da sua implementação.
A ideia surgiu depois de Vítor Ramalho e António Campos constatarem que, em Lisboa, não existe qualquer estátua de Mário Soares e esperam agora a validação do Governo para avançarem com a instalação da estátua.