Sociedade

Grande demonstração de meios de Protecção Civil no Beato

resized_Protecao Civil (2)O Largo da Madre de Deus foi o palco de um grande aparato na demonstração de meios de Protecção Civil, um evento que mereceu elogios da administração central e municipal.

Quem chegava ao Largo da Madre de Deus poderia suspeitar que se passava alguma situação de calamidade, tal era a concentração de veículos de emergência… As sirenes que soavam ocasionalmente, os casacos, coletes reflectores e capacetes poderiam enganar os mais distraídos.

Mas um olhar mais atento notaria desde cedo o ambiente descontraído e sempre cordial de todos os elementos das várias forças de segurança e protecção civil que se concentraram naquele emblemático local da Freguesia do Beato.

A lista de entidades presentes compreendia: Polícia Municipal, Polícia Florestal, Regimento de Sapadores Bombeiros, Protecção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários do Beato, Cruz Vermelha Portuguesa, Deathclean (única empresa acreditada em Portugal de desinfecção e limpeza de crime e trauma) e Prosegur.

resized_Prot Civil (4)Com atividades pensadas para toda a família, a demonstração de meios tinha um carácter muito interactivo: as crianças puderam experimentar o slide com a ajuda dos bombeiros e andar de segway com a Polícia Municipal. Também subiram ao carro dos bombeiros, andaram a cavalo, experimentaram a sensação de sismo e participaram em pequenas sessões explicativas… Mais em baixo, na Mata, também os Escuteiros montaram um acampamento para demonstração, com cozinha, mesa de refeições, tendas e fogo de conselho!

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e o vereador com os pelouros da Segurança e Protecção Civil da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Manuel Castro, visitaram o evento, deixando elogios quer ao núcleo de Protecção Civil do Beato, quer à Junta de Freguesia local.

Ao EXPRESSO do Oriente, o vereador descreve a Freguesia do Beato como “um excelente modelo de boas práticas da Protecção Civil ao nível local” e justifica o argumento: “Há aqui um grupo de voluntários muito bem dinamizado, que conta com um apoio excepcional da Junta de Freguesia”.

resized_Prot Civil (3)Sobre a iniciativa, Carlos Manuel Castro realça que “estes eventos têm a primeira vantagem de alcançar um público maior que o trabalho diário de cada uma das instituições, chamando a atenção das pessoas relativamente a matérias que nem sempre estão sensíveis. Acaba por ser uma sensibilização para os cuidados que as pessoas devem ter e contribui para tornar a cidade mais resiliente num sector fundamental: o factor humano. As pessoas são um ponto fulcral para o aumento da segurança, porque cada um de nós é um agente de Protecção Civil”.

Luís Pereira, coordenador do Núcleo de Protecção Civil da Freguesia do Beato, recorda-nos que a sua equipa é composta por 27 elementos voluntários que realizam um trabalho diário em prol da população. O responsável manifesta-se muito agradado com a “excelente adesão das pessoas, quer da parte da manhã, quer de tarde”. Quanto aos elogios da tutela, Luís Pereira não esconde que “é sempre bom receber o reconhecimento pelo que fazemos”.

Perto do final do evento, os vogais da Junta de Freguesia do Beato, Silvino Correia, Lucília Charneca e Vítor Marques, guiaram o vereador da Câmara numa visita ao novo espaço que servirá de sede para o Núcleo de Protecção Civil do Beato, junto ao quiosque da Mata da Madre de Deus.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close