LocalNacionalOutras

Fundação AFID Diferença entre os vencedores do prémio BPI Sénior 2018

A Fundação AFID Diferença, que apoia pessoas com deficiência, crianças e idosos no concelho da Amadora, foi contemplada com o grau de menção honrosa pela da qualidade dos seus projectos por parte do Júri do prémio BPI Sénior.

Com apoio do BPI e da Fundação La Caixa, a edição 2018 do prémio BPI Sénior entregou 32 menções honrosas, sendo a Fundação AFID Diferença uma das várias instituições vencedoras, com um prémio no valor de 37.000€.

A Fundação distinguiu-se na área de Estimulação Sensorial e Cognitiva com o Projeto UNE+, pelo apoio especializado ao domicílio dirigido à população com demência, em articulação com serviço de saúde e sociais e ainda pela intervenção individualizada e multidisciplinar, assegurada por técnicos especializados em neurologia, psicologia, terapia da fala, terapia ocupacional e fisioterapia.

Esta nova fase do projecto Une+ irá prevenir a institucionalização das pessoas através da manutenção das suas capacidades e funcionalidades, promovendo também a capacitação dos seus familiares. Desta forma, a Fundação espera chegar mais perto das pessoas que já não podem deslocar-se às suas instalações, promovendo sessões de estimulação cognitiva e sensorial nos seus domicílios.

No âmbito do projeto UNE + serão, ainda, potenciados os Serviços de Apoio Domiciliário (SAD) já prestados. A partir do mês de Novembro, serão disponibilizados ao domicílio sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, terapia da fala e Psicologia. Com estas sessões, a Fundação garante e promove a qualidade de vida das pessoas com demência e das e suas famílias garantindo a sua manutenção no domicílio por um maior período.

Criado em 2013, o Prémio BPI Seniores tem como objectivo dar resposta a um problema cada vez mais grave na sociedade: a falta de respostas sociais dirigidas aos mais velhos. No total das suas cinco edições, o BPI já atribuiu mais de 3 milhões de euros em donativos, distribuídos por 134 projectos que contribuem diariamente para beneficiar mais de 40 mil cidadãos seniores em todo o território nacional.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close