Sociedade

Mais espaços verdes nos Olivais

Olivais - Freguesias mais Verde 16-9-2013A freguesia dos Olivais dispõem de dois novos espaços verdes. Durante o mês de Setembro foi inaugurado o Jardim Maria de Lourdes Sá Teixeira, na Rua Cidade da Beira, e foi aberto aos munícipes o espaço hortícola no Vale Urbano dos Olivais.

Jardim Rua Cidade da Beira
O primeiro espaço, que se encontrava abandonado, foi alvo de um projecto de intervenção e disponibiliza agora um agradável espaço de lazer onde existem várias zonas verdes, um lago, aparelhos de ginástica e zonas com mesas.

O jardim foi inaugurado no dia 16 de Setembro, numa cerimónia que contou com a presença de José Manuel Rosa do Egipto, presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, José Sá Fernandes, vereador do Ambiente Urbano, e Catarina Vaz Pinto, vereadora da Cultura, da Câmara Municipal de Lisboa; o Tenente-general da Força Aérea Mimoso e Carvalho; e vários familiares da primeira aviadora portuguesa, Maria de Lourdes Sá Teixeira, que dá agora o nome ao jardim.

José Sá Fernandes enalteceu a rapidez com que foi possível concluir este projecto e afirmou que este é um “espaço digno
para a população dos Olivais usufruir”.

Parque Urbano
No mesmo dia, o líder da autarquia local e o executivo da Câmara Municipal de Lisboa deslocaram-se ao novo parque hortícola dos Olivais, onde foram criados 31 talhões de cultivo.OLYMPUS DIGITAL CAMERA

José Manuel Rosa do Egipto recordou que este era um antigo viveiro da Câmara que estava fechado há cerca de oito anos. “Há muito tempo que pressionava a Câmara para abrir este espaço, pois não fazia sentido isto estar fechado. Agora conseguiu-se, finalmente, abrir as portas a este Parque Urbano que vai servir para as pessoas usufruírem de um espaço agradável e de terem as suas hortas urbanas, que são as primeiras dos Olivais”, salientou.

Aqui, as pessoas poderão realizar as suas caminhadas em percursos próprios, desfrutar das zonas de lazer para crianças, e de uma área de esplanada, que ainda não está concluída.

José Sá Fernandes recordou que com estes projectos “a cidade de Lisboa está a dar cartas na estrutura ecológica da capital”
e que, graças à aposta na criação de “talhões, jardins e esplanadas” os munícipes dispõem cada vez mais de locais para se encontrarem “ao ar livre ao invés de o fazerem em espaços fechados”. O vereador do Ambiente Urbano afirmou que os talhões hortícolas já se encontram prontos para cultivo e acredita que em Outubro já será possível “ver alfaces a crescer no local”.

Já rica em espaços verdes, a freguesia dos Olivais, fica agora com uma maior oferta que coloca à disposição de todos os lisboetas.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close