CulturaEducaçãoLocal

Dia dedicado ao oceano no Pavilhão do Conhecimento

Esta terça-feira, 22 de Maio, o Pavilhão do Conhecimento dedica um dia de programação ao oceano, assinalando os 20 anos da Expo’98.

O “Pavilhão do Conhecimento dos Mares” reabriu em 1999 como “Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva” mas o oceano continua a fazer parte da sua identidade e da oferta que apresenta ao público. Neste dia, instituições que produzem conhecimento sobre o mar mostram aos visitantes o que mudou nos últimos 20 anos.

A programação conta com a visita do primeiro-ministro António Costa, acompanhado do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, mas terá essencialmente muitas actividades para o público em geral.

Desde logo as aventuras de exploração marinha garantidas pelas actividades práticas sobre a saúde do oceano e pelas conversas entre o público e os cientistas sobre os desafios da actualidade – desde os plásticos à perda de biodiversidade e à alimentação sustentável.

A chef Patrícia Borges, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, vai mostrar como espécies menos valorizadas comercialmente, mas cujos stocks não se encontram ameaçados, podem fazer parte de uma gastronomia requintada promovendo escolhas mais sustentáveis.

Será ainda inaugurada a exposição “Skeleton Sea”, da autoria dos artistas plásticos e praticantes de surf, Xandi Kreuzeder e João Parrinha, que constroem esculturas a partir de lixo recolhido nas praias e no mar, e será lançado o foto-catálogo “A história do Pavilhão – dos Mares ao Conhecimento”, com os momentos mais marcantes das suas duas décadas de existência.

Programa detalhado e entidades participantes

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close