CulturaDestaque

Ciclo de tertúlias no Museu Bordalo Pinheiro

resized_tertúlia luis filipeO Museu Bordalo Pinheiro apresenta um ciclo de tertúlias no âmbito da exposição Luís Filipe e a Farsa da Vida.

A primeira tertúlia está marcada já para este sábado, dia 13 de Fevereiro, pelas 17 horas, e aborda a relação entre o Folclore e o Modernismo. As restantes duas conversas, a ter lugar nos dias 18 e 25 deste mês, também são dedicadas a alguns aspectos da vida e obra deste autor tão pouco conhecido do Primeiro Modernismo Português: “Modernismo e Humor Gráfico” no dia 18, “Imprensa Humorística e República” no dia 25.

Para cada um destes temas, o Museu Bordalo Pinheiro convida especialistas de várias áreas, desde a História e a História da Arte ao Design, Humor ou Antropologia. O objectivo é proporcionar um melhor conhecimento de um artista que, como adianta a organização em comunicado, “há mais de 100 anos foi um dos pioneiros do Modernismo em Portugal mas que só agora a sua obra é apresentada em Lisboa”.

As conversas serão acompanhadas de outras actividades de divulgação da sua obra: uma mostra de trabalhos de alunos de Design do Produto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a disponibilização em linha do jornal A Farça, de que Luís Filipe foi Diretor Artístico, pela Hemeroteca Digital ou a apresentação do catálogo da exposição.

Eis o programa detalhado:

13 de Fevereiro, sábado, 17 horas

O Modernismo e o Folclore

João Soeiro de Carvalho (Musicólogo – subdiretor da Faculdade Ciências Sociais e Humanas /UNL), Carlos Mendes (Antropólogo), Ermanno Aparo e Liliana Soares (Designers – ESTG /Instituto Politécnico de Viana do Castelo)

Terá igualmente lugar a inauguração da mostra Luís Filipe – pixeladas vianenses, com trabalhos inspirados na obra de Luís Filipe feitos pelos alunos do curso de Design do Produto da ESTG /IPVC

18 de Fevereiro, 5.ª feira, 19 horas

Modernismo e Humor Gráfico

Osvaldo Sousa (Historiador do Humor e da Caricatura | Humorgrafe) e Rui Pimentel (Cartoonista)

Galeria do Museu Bordalo Pinheiro – Campo Grande, 382, Lisboa | Tel. 21 817 06 71 |museu.bordalopinheiro@cm-lisboa.pt

Antecede a apresentação da disponibilização em linha na Hemeroteca Digital de Lisboa do jornal A Farça (1909 – 1910) de que Luís Filipe foi Diretor Artístico, por João Carlos Oliveira (Hemeroteca Digital / CML) http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/AFarsa/AFarsa.htm

25 de Fevereiro, 5.ª feira, 19 horas

Imprensa Humorística e República

António Ventura (Historiador – Faculdade de Letras/UL) e Ana Vasconcelos (Historiadora da Arte Fundação Gulbenkian)

Antecede a apresentação do livro Luís Filipe e a Farsa da Vida da autoria de João Alpuim Botelho, Mariana Caldas de Almeida e Pedro Bebiano Braga

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close