Sociedade

Exposição VIRAL no Pavilhão do Conhecimento

Numa época em que o conhecimento é o nosso maior aliado, qual o contributo dos cientistas para travar a pandemia? E qual o papel dos cidadãos e da sociedade em geral?

Em tempos de pandemia, a exposição VIRAL regressa ao Pavilhão do Conhecimento com conteúdos atualizados sobre a COVID – 19. A inauguração terá lugar no dia 23 de Setembro, Quarta-feira, às 18h, na presença do Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

O evento presencial estará reservado a um número limitado de investigadores e de jornalistas mas o humorista António Raminhos, o repórter digital de serviço, promete partilhar tudo em direto com o público numa emissão especial transmitida na conta de Instagram do Pavilhão do Conhecimento.

VIRAL é uma exposição sobre o poder da ciência. Sobre as múltiplas facetas do contágio e o seu impacto nas nossas vidas. Através de 24 módulos interativos, os visitantes vão poder contagiar uma multidão com o seu ritmo de dança e descobrir que há bocejos e gargalhadas que nos contagiam, capturar um gang de bactérias e vírus de ar inocente e conhecer o maior agente de contágio do mundo.

Produzida pelo Pavilhão do Conhecimento em colaboração com os museus Cité des Sciences et de l’Industrie (Paris) e Heureka (Helsínquia), esta exposição foi distinguida pelo Centro de Ciência Exploratorium de San Francisco, EUA, como uma das mais notáveis exposições de 2016.

“No actual contexto desta pandemia, qual é, para si, o maior receio e também a maior esperança?”

200 Personalidades portuguesas responderam a esta questão a pedido dos Centros Ciência Viva. Na inauguração de VIRAL, os testemunhos serão depositados numa cápsula do tempo a abrir em 2030, no Pavilhão do Conhecimento.

Ficará assim, simbolicamente, confinado o novo coronavírus!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close