Reportagem

Ano novo, Escola nova

Lisboa inicia o ano escolar com a conclusão da reabilitação de três escolas básicas: EB Arquitecto Victor Palla, na freguesia da Penha de França, EB Ducla Soares, na freguesia de Santo António e EB Luiza Neto Jorge, na freguesia de Marvila. No dia 10 de Setembro, a poucos dias do recomeço das aulas, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, acompanhado pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e pelo vereador da Educação, Manuel Grilo, visitou as três escolas.

Em Marvila, António Videira, presidente da autarquia local, acompanhou a visita à EB Luiza Neto Jorge e assegurou que na freguesia todas as escolas estão preparadas para garantir segurança a crianças, professores e funcionários, começando logo pela testagem de todos os professores e auxiliares à Covid-19. Foram também distribuídas máscaras, dispensadores de álcool gel e todo o material necessário para que se iniciem os trabalhos escolares sem qualquer percalço. As escolas têm os circuitos assinalados, tem as regras afixadas em locais bem visíveis e o refeitório foi dividido para que haja uma menor concentração de alunos no mesmo espaço.

Na ocasião, o presidente da Câmara aproveitou para relembrar que este ano fica marcado pela descentralização de competências para o município de Lisboa dos estabelecimentos de ensino do 2.º e 3.º ciclos, pelo aumento de mais 250 vagas no pré-escolar, pela disponibilização de computadores a todas as crianças do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo que tenham direito ao escalão A ou B, assim como o acesso a refeições gratuitas a todos os alunos do 1.º ciclo integrados nos mesmos escalões e ainda pelo fornecimento de fichas gratuitas até ao 9.º ano, complementando a oferta dos manuais escolares que já existia por parte do Governo central.

Na freguesia de Santo Antonio, a escola Ducla Soares é outra das contempladas com obras de remodelação total. Na inauguração esteve presente a escritora que dá nome à escola e o presidente da Junta de Freguesia local, Vasco Morgado. Aqui, a segurança está também garantida e estão reunidas todas as condições para este início de ano lectivo desafiante.

 

A EB Victor Palla inicia este ano escolar com as instalações totalmente renovadas, com mais salas para o jardim-de-infância, com um novo ginásio e um novo refeitório. A presidente da Junta de Freguesia da Penha de França, Sofia Oliveira Dias, esteve presente na reabertura e mostrou-se visivelmente satisfeita com o resultado das obras de requalificação.

Durante a ronda pelas escolas, Fernando Medina sublinhou ainda a importância da descentralização de competências porque, afirma, “vai permitir, desde já, resolver o problema dos assistentes técnicos e operacionais” possibilitando a criação de “uma bolsa de recrutamento para poder resolver os problemas de ausência ou de doença”.

A Câmara Municipal de Lisboa investiu, nestes estabelecimentos de ensino, um total de 6,8 milhões de euros, cofinanciados por fundos FEDER no âmbito da candidatura do município ao programa PACTO 2020. Para além destas escolas, estão em processo de renovação mais 10 equipamentos no concelho de Lisboa, num investimento da autarquia superior a 38 milhões de euros.

Fotos CML

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close