DossierLocal

Refugiados ganham novo apoio em Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa e a Associação da Hotelaria de Portugal assinaram um protocolo que vai permitir equipar Centros de Acolhimento Temporário para Refugiados.

Além dos Centros de Acolhimento, também as habitações autónomas partilhadas que já estão a ser usadas pelos refugiados vão ser equipadas ao abrigo deste protocolo, que foi assinado nos Paços do Concelho pelo presidente Fernando Medina e por Raul Martins, presidente da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal.

Para Medina, Lisboa está “sempre na linha da frente” no apoio aos refugiados, uma “população vulnerável” que precisa que os lisboetas sejam “convictos, firmes e solidários na resposta”. O edil sublinhou as sucessivas catástrofes que resultam na morte de milhares de pessoas no Mar Mediterrâneo, enquanto tentam chegar às costas dos países europeus, e fez menção às políticas de exclusão praticadas por determinados governos, nomeadamente o americano.

Esclarece a Câmara de Lisboa: “Esta nova parceria entre o Município e a AHP, estabelecida no âmbito do Programa Municipal de Acolhimento de Refugiados, permitirá equipar o Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados e as habitações autónomas partilhadas que já estão a ser usadas por estes novos lisboetas, através da doação de colchões, mantas, lençóis, atoalhados, loiça de mesa, cozinha, e equipamentos, mobiliário e outros bens móveis, recolhidos em unidades hoteleiras integradas no Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental da AHP. Uma vertente de actuação solidária e de trabalho em rede que, desde 2012, já permitiu doar cerca de 26 mil bens a mais de 30 Instituições que se dedicam ao apoio a esta população tão vulnerável”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close