Local

Exposição da Casa da Moeda no Vasco da Gama

O Centro Vasco da Gama inaugura esta sexta-feira, dia 8 de Novembro, uma exposição da Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM).

Durante uma semana, o piso 1 do centro comercial vai exibir uma mostra de moedas comemorativas de 2019, num total de 10 peças assinadas por artistas que se associaram a celebrações de datas especiais.

No caso, estarão representados os 500 Anos da Primeira Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães, criada por Luís Filipe Abreu, ou os 600 Anos do Descobrimento da Madeira e Porto Santo, naquela que foi a última criação do artista plástico Júlio Pomar, conforme salienta o Centro Vasco da Gama no seu site.

Entre outros temas presentes nas moedas comemorativas, são dados ainda os exemplos do 45.º Aniversário do 25 de Abril (por José Aurélio) e uma homenagem a Joaquim Agostinho (por Vitor Santos).

Mas as surpresas não ficam por aqui: há também uma jovem de 12 anos que venceu um concurso destinado às escolas, com o desafio de “Desenhar a Moeda” tendo como tema “O Mar”. A jovem Ísis Cunha, de Aveiro, vai ter uma moeda cunhada com “a sua interpretação e evocação ao drama vivido pelos refugiados, com a expectativa de que «o mar salva»”, destaca o Centro Vasco da Gama.

Para o público, será interessante saber que até 15 de Novembro, ou seja, durante o período da exposição, é possível trocar moedas ou notas pelas novas moedas comemorativas de 2 euros.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close