Local

Deficientes visuais lutam por uma cidade mais acessível

 

ng1307193_435x200Esta Quarta-feira, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foram apresentados os resultados do projecto “Uma Lisboa para todos”, uma parceria entre a Associação de Retinopatia de Portugal (ARP) e a EMEL – Empresa Municipal de Estacionamento e Mobilidade de Lisboa.

O projecto, que pretende contribuir para uma Lisboa mais acessível, concluiu que as ruas de Lisboa dificultam a mobilidade dos deficientes visuais, por causa dos inúmeros obstáculos espalhados pelas ruas da capital e a falta de sinalização inclusiva.

Para a realização deste trabalho participaram 287 pessoas com idades entre os 10 anos e os 67 anos, que realizaram percursos pré-definidos que abrangeram zonas emblemáticas da capital, como a Baixa-Chiado, Alfama, Av. da Liberdade, Av. da República, o Parque das Nações e outros locais de grande fluxo pedonal.

“Juntamente com os resultados do projecto, propusemos conceitos e soluções para os equipamentos urbanos, de modo a encontrar novas estratégias para a minimização de troços de mobilidade reduzida, fomentando a sensibilização e a educação social para a construção colectiva de uma sociedade melhor”, refere Rui Vasconcelos, presidente da ARP.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close