CulturaDestaqueLocal

Dança Seraikella Chhau no Museu do Oriente

O Museu do Oriente apresenta este sábado, dia 27 de Janeiro, um espectáculo de Dança Seraikella Chhau, uma dança dramatizada tradicional da Índia apontada pela UNESCO como Património Intangível.

O espectáculo é protagonizado pela Companhia de Pandit Gopal Prasad Dubey, no dia 27 de Janeiro, sábado, às 18h30.

Num país tão vasto como a Índia, com tamanha diversidade cultural, existem centenas de tradições musicais, estilos de dança e de teatro espalhados por todo o território. A Chhau é uma dança dramatizada predominante na Índia Oriental, existindo três formas principais, conhecidas pela sua localização geográfica: Seraikella Chhau (Bihar), Mayurbanj Chhau (Orissa) e Purlieu Chhau (Bengala Ocidental). Embora todas sejam conhecidas como Chhau, o seu estilo distingue-se quer em termos de cultura, quer pelas características da própria dança.

De entre os três tipos de Chhau, o Seraikella Chhau é certamente o mais subtil e refinado. É dança pura, sem diálogo, retratando sensações e sentimentos unicamente pelos movimentos dos dançarinos sendo, tradicionalmente, interpretado apenas por homens.

Grandemente influenciada pelas artes marciais, a dança Chhau tem também um forte contexto ritualístico. O estilo Seraikella Chhau faz uso de máscaras e é dançado durante o festival anual de Chaitra Parva, dedicado a Ardhanareshwara como uma oração para abundância nas colheitas. A máscara é, pois, um elemento vital na dança, indicando uma personagem ou uma ideia temática de uma forma estilizada, conferindo uma estranha qualidade de abstração. Liberta o dançarino da influência limitante do rosto e coloca uma ênfase maior sobre o movimento do corpo.

Dança Seraikella Chhau  Dança dramatizada tradicional da Índia

Companhia de Pandit Gopal Prasad Dubey

27 de Janeiro, sábado, 18h30

Duração: 60’ sem intervalo
Preço: € 10 [descontos em vigor]

Co-produção: Embaixada da Índia em Lisboa e Indian Council for Cultural Relations

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close