DestaqueDossierLocalNacional

Procissão centenária no Tejo

No domingo, 26 de Agosto, realiza-se a maior Procissão Fluvial Nossa Senhora da Atalaia, no rio Tejo. A tradição desta procissão remonta a 1503. O Círio da Fundação da Senhora da Atalaia deixa o seu oráculo no Santuário e atravessa o Tejo numa embarcação tradicional em procissão; desembarca em Lisboa, fica em vigília e regressa depois.

O Círio de Chelas, terá saída da Igreja do Convento de Chelas, um magnífico edifício monástico. A sua reedificação foi feita por D. Afonso Henrique, sendo entregue posteriormente aos Templários. Passou depois a ser um convento feminino. Desde 1898, que o convento funciona como Arquivo Geral do Exército e pelo Arquivo Histórico Militar.  Antes desta data sofreu muitas alterações para se adaptar a fábrica da pólvora, que ali funcionou. Depois da saída do convento de Chelas (Monumento Nacional), o Círio parte rumo à marina do Parque das Nações.

Aqui está uma boa oportunidade para ficar a conhecer as belas embarcações características do Tejo, assim como os fantásticos monumentos de onde partem os Círios rumo ao magnífico rio Tejo.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close