DossierLocalOutras

Estação Baixa-Chiado celebra 20 Anos

A estação de Metro da Baixa/Chiado completa esta quarta-feira, dia 8 de Agosto, 20 anos.

Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa recorda que esta estação dupla abriu a exploração da linha Verde mais cedo, logo em Abril de 1998, e a exploração da linha Azul precisamente a 8 de Agosto do mesmo ano.

“Com a inauguração da linha Azul na estação Baixa-Chiado, que se veio juntar à linha Verde na mesma estação, o Metropolitano de Lisboa reforçou o seu papel enquanto modo de transporte estruturante e garante da mobilidade e da intermodalidade urbana, suburbana, nacional e internacional, consolidando e reforçando a sua configuração de rede, em detrimento de uma estrutura baseada em simples ligações radiais”.

De acordo com a nota, a estação Baixa-Chiado movimentou nos últimos dois anos uma média anual de cerca de 13,2 milhões passageiros (entradas + saídas), com um movimento médio de passageiros de quase 7 milhões no primeiro semestre de 2018.

Entre as suas principais características, salientam-se o facto de ser uma obra arquitectónica da responsabilidade do arquitecto Álvaro Siza Vieira, com intervenções plásticas do pintor Ângelo de Sousa. Está situada a cerca de 45 metros da superfície.

Até 20 de Agosto, é possível espreitar na estação algumas obras emblemáticas das colecções do Museu Calouste Gulbenkian, numa iniciativa que integra as comemorações do 70.º aniversário do Metropolitano de Lisboa.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close