Destaque
Está a chegar mais uma edição da tradicional Feira da Luz.
O Largo mais emblemático da freguesia de Carnide volta a encher-se de cores, sons, cheiros e sabores que só se encontram neste evento anual que nos enche a alma e aquece o coração.
Seja pelas barraquinhas de comes e bebes, pelo artesanato, pelas peças de olaria que na Capital só se encontram nesta Feira, ou pelas bandas de música sempre apelativas, seguramente todos os lisboetas já passaram pela Feira da Luz. Há até quem tenha a tradição de lá ir todos os anos, nem que seja para comer uma fartura, porque as dali têm um sabor único!
Este ano o cartaz promete muita animação. Para além de tudo o que atrai a esta festa qualquer alfacinha que se preze, há na edição de 2024 um cartaz musical que não deixa ninguém indiferente. A abrir, logo no dia 31 de Agosto, temos Camané, um grande senhor do fado. Segue-se os artistas Rebeca, a 6 de Setembro e Virgul a 7. No fim-de-semana seguinte há Carapaus, Azeite & Alho e um tributo aos Xutos e Pontapés, a 13 e 14 de Setembro respectivamente.
No dia 20 de Setembro sobe ao palco, com a sua concertina, Augusto Canário, o rei da desgarrada que põe todos a dar ao pezinho… a noite promete! No Sábado seguinte, dia 21, são os Bandidos do Cante que nos dão música.
Soraia Tavares actua a 27 de Setembro e Ana Malhoa vai “turbinar tudo” na noite de 28.
O fecho das festividades fica, “efectivamente”, a cargo dos GNR, no dia 29. Se isto não é do melhor… epá, “atirem-me água fria”!
A completar estes “cabeças de cartaz”, há muito mais música com ranchos folclóricos e bandas filarmónicas.
Mas haverá também momentos mais calmos com tempo para assistir a debates, visitar ateliers e apreciar exposições. A animação de rua seguramente não faltará, assim como as habituais barraquinhas de produtos regionais e o espaço infantil.
Vai ser um mês repleto de iniciativas populares e culturais e claro, não poderemos esquecer a procissão da Senhora da Luz, afinal, o início de tudo isto. Sim, porque a Feira da Luz é uma tradição com mais de 500 anos, ligada à romaria que se realizava anualmente, em Setembro, no Santuário da Nossa Senhora da Luz. A Feira tornou-se então um complemento das festividades religiosas que duravam vários dias e, claro, como bons portugueses que somos e, vá lá, mais ou menos religiosos, nunca deixámos morrer esta tradição tão bonita que até inclui petiscos!
A organização da Feira da Luz é, desde 2014, da total responsabilidade da Junta de Freguesia de Carnide e já foi nomeada para Melhor Festividade nos Iberian Festival Awards em 2019 e em 2023 e para uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular em 2020.
A Procissão da Senhora da Luz decorre no último dia das festividades, a 29 de Setembro, pelas 17h00, e percorre diversas artérias da freguesia juntando, num ambiente indescritível, os mais e os menos religiosos. Apareça!