Reportagem
Carlos Moedas entrega chave 2.000
No âmbito dos diversos programas municipais de acesso à informação, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, entregou a chave número 2.000 do seu mandato.
Na cerimónia, que decorreu nos Paços do Concelho no dia 2 de Setembro, o presidente assegurou que a habitação tem sido e continuará a ser a sua principal prioridade e que tem merecido todo o esforço e empenho por parte da CML.
“Estamos a fazer como nunca foi feito, porque mais do que fazer anúncios, é acima de tudo importante garantir a acção e concretização. Por isso é que é tão significativo e marcante alcançar a meta das 2.000 chaves entregues neste mandato”.
Os programas habitacionais Renda Acessível, Arrendamento Apoiado e o Subsídio Municipal ao Arrendamento Apoiado ou o Morar Melhor, contemplam diversas formas de ajudar as famílias a conseguirem uma habitação condigna, seja entregando casas reabilitadas a preços acessíveis e tendo em conta os rendimentos, seja por meio de atribuição de subsídios para pagamento das rendas. Nos últimos três anos, a autarquia lisboeta apoiou mais de 3.500 famílias. A simbólica chave 2.000 foi entregue a Maria de Lurdes Silva, uma mãe de cinco filhos que esperou por uma habitação durante dez anos.
“Com a entrega destas chaves estamos a conseguir mudar de forma decisiva as vidas de tantas famílias, do seu futuro, dos seus filhos, e a garantir que possam viver com condições. Mas para além das casas que construímos e reabilitámos, ajudamos também cerca de 1000 famílias a pagar a renda”, destacou Carlos Moedas.