Início » Cultura, Dossier, Local, Outras » Eleita a Melhor Patanisca de Lisboa em 2018!

Chama-se D’ Bacalhau e fica no Parque das Nações: é o vencedor da final do Concurso de Pataniscas, uma iniciativa que decorreu no âmbito do evento Peixe em Lisboa. 

O restaurante D’ Bacalhau levou a melhor entre dez restaurantes finalistas, levando o presidente do júri desta segunda edição do concurso a declarar que reunia todas as condições para dignificar a patanisca de acordo com a velha tradição lisboeta.

Depois do vencedor, o Clube do Peixe ficou com a 2.ª melhor patanisca e a Casa do Bacalhau (que tinha ganho o ano passado) ficou em 3.º lugar. Estas três casas têm participação assegurada na edição de 2019, de acordo com o regulamento.

Os restantes concorrentes, a quem o júri do concurso destacou a excelente qualidade, eram: O Poleiro, Laurentina o Rei do Bacalhau, Sem Dúvida, Taberna da Rua das Flores, Varanda de Lisboa Hotel Mundial, Refúgio dos Sabores e a Casa da Comida.

Neste concurso, as pataniscas foram avaliadas segundo cinco critérios fundamentais (de 0 a 10): “Aspecto”, “Sabor e consistência do interior”, “Equilíbrio entre os ingredientes”, “Ausência de gorduras excessivas” e “Sabor global”.

A palavra a quem sabe… Virgílio Gomes, presidente do júri, diz que as pataniscas, segundo a tradição lisboeta, devem respeitar algumas directrizes básicas: saber a bacalhau, ser finas como bolachas, ter o interior fofo e macio, ficar estaladiças ou crocantes e sem a gordura da fritura. A aparência é importante, já que os olhos também comem, e proibido mesmo é terem espinhas ou ser detectável o sabor a farinha.

Esta quarta-feira, dia 11 de Abril, saberemos qual éo Melhor Pastel de Natal de Lisboa em 2018.

O Peixe em Lisboa termina este domingo, dia 15 de Abril (Pavilhão Carlos Lopes).

Bom apetite!

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!