DestaqueDossier

Edição de Junho do Jornal EXPRESSO do Oriente

Já está disponível a edição de Junho do Jornal EXPRESSO do Oriente.

No mês dos bailaricos, dos arraiais e das Marchas Populares, estávamos só à espera do Desfile na Avenida da Liberdade para fechar a edição do nosso Jornal. A Alfama tricampeã e o restante pódio, com as Marchas do Bairro Alto e da Madragoa, fecham com chave de ouro esta edição, mas há mais para ver no interior: em vez da tradicional volta pelas 24 freguesias, levamos até si um cheirinho das 23 marchas a concurso, mais duas marchas extra. Ora espreite!

Numa edição em que ficamos desejosos de provar o medalhado vinho Corvos de Lisboa, produzido a partir de uvas de Marvila, em que ouvimos poesia no Casino Estoril e celebramos os oceanos no Pavilhão do Conhecimento, o destaque vai para uma rádio muito jovem e muito bem-disposta. Passámos uma excelente tarde com a malta da Rádio ZIP e vale a pena ler esta reportagem!

Atenção para quem mora nos Olivais e Encarnação: a Junta de Freguesia dos Olivais anunciou para breve a implementação de estacionamento tarifado pela EMEL, pondo fim a um calvário que afecta os moradores do Bairro da Encarnação. Na próxima edição daremos mais atenção a esta questão, dando o microfone aos moradores!

Não saímos dos Olivais sem visitar o Mercado com as “Cerejinhas” da Fundação Cardeal Cerejeira nem antes de assinalar o meio milhar de participantes no programa de Caminhadas da autarquia local.

Daí seguimos para Marvila, onde estivemos no 6.º Concurso Lisboa e o Fado e onde assistimos a um torneio de Goalball, na companhia do presidente José António Videira. Não conhece a modalidade? Então folheie as nossas páginas, porque para já só lhe vamos dizer que se joga com uma venda nos olhos.

Também há muita cultura no Beato, em particular depois do 26.º Festival de Folclore organizado pela Associação de Melhoramentos de Faifa, apoiada pela Junta de Freguesia do Beato.

Na Penha de França, visitámos com a presidente Sofia Oliveira Dias a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EPHTL), antes de um concerto de música na Praça Paiva Couceiro pela Orquestra Ligeira Juvenil D. Maria Pia.

Já refeitos do vinho com que começámos este texto, preparamo-nos para a “Birra da Cerveja 2018”, que acontece no Lumiar entre 5 e 7 de Julho. Até lá, temos tempo para visitar a Galeria Liminare, onde está patente a exposição “Eco (da Ideia à Obra de Arte)”.

Se mesmo assim nos der a sede, pomos-lhe fim nos Arraiais de São Vicente, que estão quase a acabar. É aproveitar os últimos cartuchos e dançar até ao fim da festa!

Não fechamos sem visitar a freguesia de São Domingos de Benfica, onde fomos os árbitros de um jogo de raquetes entre o presidente António Cardoso e a representante do Desporto da Câmara de Lisboa, Sónia Paixão. No “Desporto em Festa”, houve tudo, desde o pião ao mini-golfe!

Quase nos esquecíamos de deixar uma pergunta: qual é o santo padroeiro de Lisboa? Sabe? E conhece a história? Se respondeu Santo António, esqueça porque está errado! Respondemos na página seis e fazemos um resumo para que possa explicar tudo direitinho aos seus amigos.

Tudo isto e muito mais para ler aqui.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close