DossierLocalOutras

Calor chega este fim-de-semana

A previsão de temperaturas elevadas nos próximos dias, nomeadamente este domingo e segunda-feira, dias 17 e 18 de Junho, motivaram um alerta da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

O organismo público alerta para os efeitos negativos na saúde que o calor excessivo pode acarretar, recomendando maior cuidado com a hidratação e que os portugueses mantenham as suas casas frescas.

Outra recomendação chave da DGS é a atenção particular com as franjas mais vulneráveis da população, nomeadamente os doentes crónicos, as crianças, os idosos e as pessoas com mobilidade reduzida.

A DGS também aconselha a população a evitar zonas de poluição elevada, efectuando uma relação de associação entre as temperaturas elevadas e a poluição do ar. A exposição directa ao sol é desaconselhada, especialmente entre as 11h e as 17h, bem como as actividades físicas no exterior.

Quanto à hidratação, além de se beber água, a entidade recomenda que se evite bebidas alcoólicas e bebidas com muito açúcar.

 

Nunca é demais recordar a importância do uso de protector solar com índice de protecção igual ou superior a 30, o uso de chapéu e óculos, além de roupas frescas e leves.

Recorde-se que, segundo o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), a temperatura máxima prevista para domingo é de 30 graus e de 35 para segunda-feira, em contraste com as temperaturas muito mais baixas dos últimos dias. O motivo prende-se com a chegada de uma massa de ar quente.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close