Destaque

Edição de Julho do Jornal EXPRESSO do Oriente

Já está disponível a edição de Julho do Jornal EXPRESSO do Oriente.

Este mês, começamos por levar até si a grande festa do 25.º aniversário do MAC – Movimento Arte Contemporânea, em que foram entregues os Prémios MAC 2019 e agraciados artistas, imprensa e distintas personalidades. O General Ramalho Eanes e a esposa, Manuela Eanes, figuram entre os distinguidos, onde também se conta o nosso Jornal EXPRESSO do Oriente!

Enquanto nos preparamos para mais uma iniciativa “A Rua é Sua”, através da qual a Câmara de Lisboa retira os automóveis da Avenida da Liberdade e promove actividades variadas para os peões no último domingo de cada mês, ficamos a saber que a CML vai assumir as obras na Piscina da Penha de França e que a “linha circular” do Metro é para suspender, segundo uma proposta aprovada no Parlamento.

Regressamos por momentos ao mundo das artes, congratulando Maria do Céu Guerra pelo prémio de Melhor Actriz da Europa, e aplaudimos outros pequenos artistas do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, que foram protagonistas num musical “Mamma Mia” solidário, em favor das vítimas do ciclone que varreu o litoral de Moçambique.

Algures no meio disto tudo, temos tempo para passar pelo Parque das Nações e admirar a obra de Bordalo II: um lince ibérico feito de plástico, usando peças de contentores de lixo. Fantástico!

Damos a habitual volta pelas 24 freguesias de Lisboa e trazemos-lhe muitas novidades: uma ambulância nova para socorro de animais, um novo memorial da escravatura previsto para o Campo das Cebolas e um aviso da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, que diz que está pronta para multar trotinetas.

Ali ao lado, em São Vicente, nada vai escapar na requalificação da Calçada dos Barbadinhos: calçadas, passeios, faixa de rodagem, duas passadeiras… A obra será levada a cabo pela Junta de Freguesia local, por delegação de competências da Câmara.

Já na Penha de França, houve “Street Fest” na Alameda D. Afonso Henriques e uma procissão especial na festa de Nossa Senhora da Penha de França, bem como um workshop bastante útil sobre desperdício zero.

Finalmente, em Marvila, comemoramos os 13 anos da Associação de Moradores do Bairro das Amendoeiras, ouvimos cantar o fado em pleno espaço público e homenageamos três figuras que passaram a marcar presença – e que presença – no espaço público, através de dois painéis de azulejos.

Só falta dizer-lhe que temos uma grande reportagem que achamos que lhe vai interessar: como é bom saber tocar um instrumento musical! Estivemos na apresentação do final de ano da Escola de Música da SFUCO e estamos convencidíssimos disso.

Tudo isto e muito mais para ler aqui.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close