Destaque

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

 

imprensaComemora-se hoje, dia 3 de Maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

A data, promulgada pela UNESCO, promove uma reflexão em torno do princípio mais abrangente da Liberdade de Expressão, preconizada no artigo 19.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

No dia em que se comemora o 20.º aniversário da data, Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas, e Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO, consideram que esta é uma oportunidade para renovar o compromisso da liberdade de expressão, que todos os dias enfrenta novas ameaças, sendo os jornalistas alvos frequentes de violência por ajudarem a garantir a transparência e a responsabilização em questões públicas.

Este ano, Portugal subiu cinco lugares na lista dos países com maior liberdade de imprensa, que é realizada anualmente pela Repórteres Sem Fronteiras. O nosso país ocupa o 28.º lugar no índice, estando à frente de países como o Reino Unido, os Estados Unidos ou a Espanha.

O Sindicato de Jornalistas português assinala este dia, garantindo o seu compromisso de continuar a lutar em defesa da liberdade de expressão e do exercício do jornalismo livre de quaisquer constrangimentos.

Também a Hemeroteca decidiu assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e irá, por isso,brindar os seus leitores com a publicação online de “O Mundo : folha da tarde”, uma publicação efémera de finais do século XIX, que não ultrapassou as 23 edições, durante o mês de Julho de 1882. Este assumia-se como um órgão de divulgação doutrinária em prol de uma Monarquia “progressista” ou “evolucionista”, focada nas questões sociais.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close