Os veículos clássicos do Museu da Carris saíram à rua no dia 21 de Setembro para mais um desfile que este ano assinala os 25 anos do Museu e os 152 anos da Carris.
Mais de uma dezena de veículos partiram da Estação de Santo Amaro, na freguesia de Alcântara, para uma viagem que seguiu por Belém com destino a Algés.
Os Elétricos n.ºs 444, 283, 330, 535, 802, 741 e T1 saíram do Museu da Carris, juntamente com os Autocarros 301 e 1001, a que se juntaram os eléctricos temáticos com elementos tradicionais como a cortiça, os bordados de Arraiolos e os bordados da Madeira: os nºs 745, 744 e 713. Mas a “estrela” da companhia foi o eléctrico 741, o famoso “caixote” construído nas oficinas da CARRIS de Santo Amaro, onde está instalado agora o Museu, e que entrou ao serviço em 1947.
Antes da partida, a Banda de Música dos Empregados da Carris animou com um pequeno concerto os passageiros que tiveram a oportunidade de viajar nestas magníficas viaturas.
Ao longo de todo o percurso, os populares paravam para ver o desfile que recordou a muitos o que eram os transportes públicos de tempos passados. O som do deslizar dos carros eléctricos nos carris não deixava ninguém indiferente e o mítico autocarro verde de dois andares fez as delícias de todos os que assistiram à sua passagem.
A primeira viagem de ida e volta fez-se pela manhã e de tarde repetiu-se com uma nova vaga de passageiros.
Ao final do dia, os veículos voltaram ao seu espaço no Museu mas certamente haverá outras oportunidades para os que agora não conseguiram bilhete.