Reportagem

Destino: Algés

Clássicos da Carris saem à rua

Os veículos clássicos do Museu da Carris saíram à rua no dia 21 de Setembro para mais um desfile que este ano assinala os 25 anos do Museu e os 152 anos da Carris.

Mais de uma dezena de veículos partiram da Estação de Santo Amaro, na freguesia de Alcântara, para uma viagem que seguiu por Belém com destino a Algés.

Os Elétricos n.ºs 444, 283, 330, 535, 802, 741 e T1 saíram do Museu da Carris, juntamente com os Autocarros 301 e 1001, a que se juntaram os eléctricos temáticos com elementos tradicionais como a cortiça, os bordados de Arraiolos e os bordados da Madeira: os nºs 745, 744 e 713. Mas a “estrela” da companhia foi o eléctrico 741, o famoso “caixote” construído nas oficinas da CARRIS de Santo Amaro, onde está instalado agora o Museu, e que entrou ao serviço em 1947.

Antes da partida, a Banda de Música dos Empregados da Carris animou com um pequeno concerto os passageiros que tiveram a oportunidade de viajar nestas magníficas viaturas.

Ao longo de todo o percurso, os populares paravam para ver o desfile que recordou a muitos o que eram os transportes públicos de tempos passados. O som do deslizar dos carros eléctricos nos carris não deixava ninguém indiferente e o mítico autocarro verde de dois andares fez as delícias de todos os que assistiram à sua passagem.

A primeira viagem de ida e volta fez-se pela manhã e de tarde repetiu-se com uma nova vaga de passageiros.

Ao final do dia, os veículos voltaram ao seu espaço no Museu mas certamente haverá outras oportunidades para os que agora não conseguiram bilhete.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close