Destaque

Colégio Valsassina faz anos e Marvila ganha nova rua

No ano em que assinalam 120 anos da fundação do Colégio Valsassina, o largo em frente da instituição recebeu o nome de Frederico Valsassina.

A inauguração do novo arruamento, com o respectivo descerramento da placa toponímica, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, bem como dos vereadores da CML Catarina Vaz Pinto e José Sá Fernandes, e do presidente da Junta de Freguesia de Marvila, José António Videira. Além da direcção do Colégio, estiveram ainda presentes antigos alunos e a filha da figura homenageada.

Falecido em 2010, Frederico Valsassina é descrito como “pedagogo, desportista, professor e humanista”, além de o mentor de “uma das instituições de ensino mais significativas da cidade”, apontou Fernando Medina na ocasião especial, que decorreu esta terça-feira, dia 23 de Abril.

Completar-se-iam este ano sete décadas desde que Frederico Valsassina começou a leccionar matemática no Colégio, do qual foi director ao longo de 40 anos. Agraciado pelo Presidente da República Mário Soares com a distinção de Comendador da Ordem da Instrução Pública, em 1995, o professor é apontado como alguém “sempre atento, empenhado, incansável, de fácil acesso para troca de opiniões e ideias, disponível para abraçar novos projectos na área da educação e em particular do ensino da matemática” na página da internet do Colégio, onde também se refere que deixou “um legado num sentido verdadeiramente humanista que constitui um exemplo para as novas gerações”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close