CulturaDestaque

Prémios Estoril Sol entregues em grande noite dedicada às Artes

Numa cerimónia solene que decorreu no auditório do Casino Estoril a 20 de Novembro, foram entregues os Prémios Estoril Sol referentes a 2018 a Maria do Céu Guerra, Carlos Vale Ferraz e Judite Canha Fernandes.

A multifacetada actriz Maria do Céu Guerra foi galardoada pelo Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural e ouviu o presidente do Júri, Guilherme d’Oliveira Martins, descrevê-la como “uma mulher do teatro e da cultura, da palavra e da liberdade criadora. É um exemplo que devemos destacar pela persistência, pela força, pelo entusiasmo e pela sensibilidade”.

Quanto aos outros nomes referidos, Carlos Vale Ferraz e Judite Canha Fernandes foram distinguidos, respectivamente, com o Prémio Literário Fernando Namora e Agustina Bessa-Luis.

Perante uma plateia repleta de personalidades ligadas às Letras e às Artes, e onde também marcou presença o Director do Jornal EXPRESSO do Oriente, o Comendador Acácio Soares, Guilherme d’Oliveira Martins traçou um enquadramento das obras vencedoras, recordando que “A Última Viúva de África”, de Carlos Vale Ferraz, “é uma obra marcante não só como revivência de um período histórico cujos ecos devem ser recordados, mas também por constituir uma importante linha de criação literária que permite enriquecermos uma visão global e complexa de uma história de muitas histórias”. Já sobre Judite Canha Fernandes, o presidente do Júri sublinhou que a obra vencedora, “Um Passo para Sul”, “é um romance fundado num triângulo geográfico e existencial, repartido por Cabo Verde, São Tomé e Açores. Os registos linguísticos e imaginativos do crioulo inscrevem-se criativamente na estrutura global da narrativa, contribuindo para a formatação de uma linguagem literária muito estimulante. (…) Um romance arquipelágico que elege como protagonista a Macaronésia numa relação aberta e complexa em que a natureza se encontra com o género humano”.

Na abertura da cerimónia, o presidente da Estoril Sol, Mário Assis Ferreira, salientou a aposta na Cultura e no Espectáculo pela Estoril Sol, materializada nos Prémios Literários, na Galeria de Arte ou ainda na revista “Egoísta”, distinguida com uma vasta lista de prémios nacionais e internacionais.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close