Dossier

Comissão Europeia quer subir idade da reforma até aos 70

Bruxelas quer que os Estados membros subam gradualmente a idade da reforma até aos 70 anos em 2060, pois assim evitam a ruptura de sistemas de pensões e a sustentabilidade das finanças públicas

Portugal é tido como exemplo para esta iniciativa, uma vez que com a reforma do sistema de pensões que se fez antes da crise económica as finanças públicas foram reforçadas. No início deste ano Espanha e Alemanha aprovaram medidas severas que sobem a idade da reforma para os 67 anos de idade.
O motivo que leva a aumentar a idade da reforma deve-se ao facto que até 2060 o número de reformados na Europa deverá duplicar em relação aos que financiam as suas pensões, o que torna a situação insustentável. A solução é, ou se tem pensões mais baixas ou se mantém as pessoas a trabalhar mais e durante mais tempo.
De acordo com dados da Comissão Europeia, por cada cidadão europeu com mais de 65 anos havia, em 2008, quatro pessoas em idade activa, entre os 15 e os 64 anos. Em 2060 a diferença será de dois para um, uma vez que as pessoas cada vez vivem mais anos mas não permanecem mais tempo empregadas.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close