Sociedade

“Trás-os-Montes” vence Prémio Literário

Tiago Manuel Patrício, um farmacêutico de 32 anos, venceu o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, instituído pela Estoril Sol, com o romance “Trás-os-Montes”.

Tiago Patrício passa assim a ser o terceiro vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís. O júri elege o romance “Trás-os-Montes” pelas “qualidades de escrita reportadas à dureza de um universo infantil numa aldeia de Trás-os-Montes e à maneira como o estilo narrativo encontra uma sugestiva economia na expressão e comportamentos das personagens”.
O autor revela que começou esta obra aos 19 anos, depois de não ter conseguido entrar no curso de Medicina e ter decidido tentar melhorar a média de acesso à Universidade. “Foi nesse ano sabático, que comecei o meu primeiro romance, onde quis meter tudo, desde a primeira infância até à véspera, com mais de trinta personagens e histórias paralelas dos meus avós e bisavós. Era um texto em que queria reabilitar-me”.
Após vários anos retomou o texto de quase 400 páginas e decidiu criar o seu primeiro romance. “Concentrei-me no final da infância dos personagens e, a partir daí, desliguei-me da história biográfica e tentei dar-lhes a autonomia, que eu considerava essencial, para construir uma série de momentos de tensão narrativa e de algum fulgor poético”.
Actualmente Tiago Patrício trabalha como dramaturgo com várias companhias de teatro, Teatromosca (Sintra), Estaca Zero e Ponto Teatro (Porto), para as quais escreveu diversas peças, nomeadamente “Paula Rego”, “Hellen Keller”, “Snipers”, “Lugares”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close