Início » Dossier, Local, Nacional, Outras » Centro de Prevenção de Tsunamis em Lisboa

Foi inaugurado este sábado, dia 25 de Novembro, o novo Centro Regional do Sistema de Alerta Precoce de Tsunamis do Atlântico Norte e Mediterrâneo, em Lisboa.

O novo equipamento será gerido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que actua em articulação com a ANPC – Autoridade Nacional de Protecção Civil na emissão de alertas em Portugal e na promoção da resiliência das áreas costeiras aos tsunamis.

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que marcou presença na inauguração do Centro, destacou o facto de o equipamento significar um investimento de “apenas” um milhão de euros, acrescentando que é um custo pouco significativo quando se considera que Portugal passa a integrar a rede internacional de alerta precoce de tsunamis.

Por seu turno, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, recordando as consequências nefastas do sismo e maremoto de 1755, considerou a inauguração um marco na medida em que “Portugal tem de estar no centro do melhor das redes científicas globais”.

O sistema de alerta português enquadra-se na rede nacional de sismómetros e marégrafos e conta com a cooperação de outras instituições nacionais, com o intuito de melhorar a coordenação e a capacidade de reacção no caso de uma emergência relacionada com tsunamis.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!