Início » Destaque, Dossier, Local, Nacional » Calor traz alerta laranja a 9 distritos

A partir desta terça-feira, dia 31 de Julho, os termómetros vão subir para valores muito acima da média, que aconselham todos os cuidados e mais alguns.

As temperaturas poderão atingir valores máximos de 45 graus no território continental (41 em Lisboa), pelo que o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um alerta laranja devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O alerta laranja vigora nos distritos de Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Setúbal e Vila Real, entre as 10h59 de quarta-feira e as 3h59 de quinta-feira (1 e 2 de Agosto).

Já nos distritos de Faro e Viseu encontram-se sensivelmente no mesmo período em alerta amarelo, um grau menos grave de alerta.

Face a esta onda de calor e aos riscos que acarreta, a Protecção Civil reforçou as acções de monitorização da floresta, pré-posicionou bombeiros e envolveu os serviços municipais de protecção civil no aumento da prontidão.

A Direcção-Geral da Saúde recomenda medidas de protecção importantes, tais como a procura de lugares frescos, a manutenção das habitações frescas, a ingestão de muita água e aconselha evitar-se o álcool. Também é recomendada a vigilância reforçada às pessoas mais vulneráveis, nomeadamente doentes crónicos, grávidas, crianças e idosos.

Estão proibidos actos negligentes como a realização de queimas e queimadas, lançamento de balões com mecha ou fogo-de-artifício e são desaconselhados trabalhos com maquinaria em locais susceptíveis de provocar incêndios, nomeadamente trabalhos agrícolas ou florestais.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!