Início » Educação, Local, Nacional » Bolsa de 1,4 milhões de euros para investigador do IT

André Martins, investigador do IT – Instituto de Telecomunicações, pólo de Lisboa – conquistou o direito a uma bolsa de 1,4 milhões de euros.

André Martins é um dos oito portugueses a quem vai ser atribuída uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (CEI). Trata-se de financiamento atribuído apenas a investigadores cujo trabalho é considerado disruptivo e com um enorme impacto. Por isso mesmo, estas bolsas figuram entre as mais desejadas na comunidade científica.

O financiamento para a investigação de André Martins cinfrar-se-á em 1,442 milhões de euros, que serão utilizados no desenvolvimento do projecto “DeepSPIN – Deep Structured Prediction in Natural Language Processing”. A investigação aposta na combinação de métodos de aprendizagem estatística estruturada com redes neuronais artificiais, aplicando-os ao processamento de linguagem natural.

A área de interesse do investigador abrange muitas novidades tecnológicas relacionadas com o processamento da linguagem e a tradução automática, o reconhecimento de fala e os sistemas de resposta automática. Para o prosseguimento da investigação, está a recrutar três estudantes de doutoramento e três estudantes em pós-doutoramento em Aprendizagem Automática e Processamento em Linguagem Natural.

O projecto de André Martins será hospedado no Instituto de Telecomunicações e o trabalho desenvolvido em parceria com a Unbabel, startup dedicada à tradução automática.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!