Sociedade

Beato no seu melhor

Noite de requinte, em ambiente mágico e passada em “família”. Foi assim a “IV Gala do Beato”, realizada no magnífico convento desta freguesia. Da assistência fizeram parte residentes, convidados; o Presidente da Junta de Freguesia, Hugo Xambre Pereira e Manuela Ramalho Eanes, entre outros ilustres nomes ligados a este local.

Uma vez mais, e à semelhança dos anos anteriores, a Junta de Freguesia realizou a “Gala do Beato”. Apresentada por Ana do Carmo, a festa contou com várias actuações de artistas que têm, ao longo do ano, participado em eventos e concursos da autarquia. Quem não teve, então, oportunidade de assistir, conseguiu, agora, desfrutar, nesta belíssima noite de festa, da actuação da Classe de Ballet “Pezinhos de Dança”, representados por uma classe infantil e uma outra de meninas “mais crescidas” encenadas pela professora Ana Rodrigues.
O magnífico som dos violinos encheu de harmonia o convento, Seguindo-se um “Tributo aos Voluntários da Freguesia”. Trata-se de uma homenagem prestada pela autarquia aos membros da comunidade (professores, encenadores, bombeiros, polícias e cidadãos anónimos) que, das mais variadas formas, mas sobretudo através do seu trabalho, têm zelado pelo bem-estar dos residentes e tentado fazer com que a freguesia cresça e se dinamize. Foram muitas as pessoas que subiram ao palco e entre aplausos viram reconhecido o mérito do seu trabalho. Hugo Xambre Pereira realçou, ao entregar estes “prémios” a “responsabilidade de todos de construir o Beato, através de ideias, sugestões e muito empenho”.
A noite prosseguiu com um dos momentos que mais se esperava, afinal o Beato (também) é fado e passa pelos objectivos da junta de freguesia dar a conhecer este Património Imaterial da Humanidade, em conjunto com as várias colectividades locais que se dedicam à divulgação e descoberta de novos talentos deste estilo musical.
Sara Coito, a jovem fadista vencedora do concurso “Beato Dá Voz ao Fado”, subiu ao palco e encantou os presentes, acompanhada (e muito bem) à guitarra por Manuel e Fernando Gomes. Esta jovem confessou ao nosso jornal: “Estava com os nervos ao rubro, mas correu bem. Tenho vários projectos, um dos maiores é a edição de um álbum (CD), que eu gostaria que fosse para breve. Entretanto tenho várias actuações programadas por aí… na noite lisboeta”.
Fã de Sara, Rosa Santos, moradora no Beato, apreciadora de fado e espectadora atenta de todos os concursos e actuações realizados na freguesia, conversou connosco: “Venho todos os anos. Gosto muito de fado e acho que esta jovem, a Sara, tem um grande caminho pela frente. A voz dela emociona-me. Acho muito bem que a freguesia incentive estes novos talentos… para o ano cá estarei”. Que assim seja!
A noite prosseguiu com a entrega dos “Prémios Cidadania Beato 2012” divididos em três categorias: “Comércio”, “Instituição” e “Personalidade”. A loja da Rua do Grilo “António Felicíssimo, Lda.” foi a premiada, na primeira categoria, por ser o estabelecimento mais antigo da localidade.

A nível de “Instituição” a galardoada foi a Manutenção Militar, pelo trabalho prestado e na categoria “Personalidade” a condecorada foi Manuela Ramalho Eanes, residente no Beato há mais de 50 anos. Mostrou-se, tal como referiu, “muito sensibilizada por ter recebido este prémio” que dedicou a “todas as mulheres da freguesia, sobretudo às heroínas que sofrem, muitas sozinhas e desempregadas”. A esposa do ex-Presidente da República Portuguesa – General Ramalho Eanes, licenciada em Direito e fundadora e presidente do Instituto de Apoio à Criança, realçou a ligação que sempre teve ao Beato, local onde reside desde solteira, onde criou os seus filhos e, também, “onde é possível viver como numa grande família”. As suas palavras foram também de agradecimento aos Bombeiros, e ao bom trabalho por eles prestado, assim como aos escuteiros, entendidos como uma importante escola de valores da sociedade.

Sandro Costa, um jovem residente na freguesia, conversou com o EXPRESSO do Oriente: “Acho muito bem que sejam feitas estas iniciativas, o espaço é muito bonito e estou a gostar muito. Felizmente o Beato é uma freguesia com muita ‘acção’, e estas galas são mais uma forma de dinamizar ‘a nossa terra’.”
Realce ainda para o resto da programação: Banda Circo 3- Vencedora do concurso “Beato Tem Talento 2012” e actuação de Eduardo Marques.
Aguardaremos por 2013 para assistir a um novo desfile de talentos e de nomes marcantes desta que é uma das mais antigas freguesias da cidade de Lisboa.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close