DestaqueNacional

Bartolomeu dos Mártires vai ser declarado santo

É já este domingo, dia 10 de Novembro, que será lido o decreto no qual o Papa Francisco promulga a canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires.

Portugal ganha, deste modo, um novo santo e é na Sé Catedral de Braga que o Cardeal Angelo Becciu, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, vai presidir à eucaristia na qual será feito o anúncio definitivo (uma vez que a canonização já foi aprovada em Julho deste ano).

Frei Bartolomeu dos Mártires, nascido em 1514 em Lisboa, foi bispo da Arquidiocese de Braga entre 1559 e 1582, que na altura abrangia um vasto território na região Norte de Portugal, onde hoje estão as dioceses de Bragança-Miranda, Braga, Viana do Castelo e Vila Real. Deve o seu nome ao facto de ter nascido na antiga freguesia lisboeta dos Mártires e é lembrado pela sua devoção pastoral e dedicação às causas sociais, mas também pela sua influência e empenho no Concílio de Trento.

Além do prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, a celebração será concelebrada por D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo e pelo Superior da Ordem Dominicana, Frei José Nunes.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close