Início » Cultura, Dossier, Sociedade » Banda da SFUCO faz viagem musical pelo País

No seu 18.º Concerto Didáctico, a Banda da SFUCO levou o público a fazer uma volta completa às tradições do País.

O concerto teve lugar na sede da SFUCO – Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense, no dia 19 de Novembro e conseguiu atrair bem mais de uma centena de pessoas.

Com um público muito jovem e com muitas crianças a assistir, o espectáculo começou com o cante alentejano, que como sabemos é Património Imaterial da Humanidade desde 2014.

Logo após este começo prometedor, abriu-se o pano e a banda dirigida pelo maestro Luís Filipe Ferreira tocou os primeiros acordes. E assim prosseguiu a viagem: Malhão do Norte, Vira da Nazaré, Fandango do Ribatejo, Malhão de Águeda, Dança dos Pauliteiros, Vira do Minho, Milho Verde das Beiras, Corridinho do Algarve. Nem sequer faltaram o “Ao passar da ribeirinha” dos Açores e o Bailinho da Madeira!

Dando mais uma prova cabal da sua versatilidade, a banda da SFUCO não só completou este percurso genuinamente português como ainda encantou com o célebre (e alentejano) “Menina estás à janela” e nos trouxe um cheirinho das marchas populares de Lisboa e Porto.

Os pais dos alunos da Escola de Música também se juntaram ao espectáculo, num momento surpreendente para quem não desconfiava do combinado…

Outro dos momentos da manhã de domingo foi o fado “Canoas do Tejo”, imortalizado por Carlos do Carmo, entoado por um dos músicos da banda – muitíssimo aplaudido!

Tudo isto sem esquecer que se tratou de um espectáculo solidário: a entrada fez-se mediante a entrega de um bem alimentar, que reverteu para o núcleo Refood dos Olivais.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!