Destaque

Autoridade Marítima Nacional alerta para cuidados a ter com as Medusas Velella

Após ter sido levantada a interdição a banhos imposta nos últimos dias nas praias de Carcavelos e São João do Estoril, em Cascais, e praia do Magoito, no concelho de Sintra, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alerta para os cuidados a ter com as medusas Velella, a espécie que aparecido em algumas praias da costa portuguesa, nomeadamente no distrito de Lisboa.

Depois da Capitania do Porto de Cascais, em colaboração com os elementos da Autoridade Marítima Nacional que pertencem aos projetos “SeaWatch” e “Praia Segura”, e com os nadadores salvadores locais, monitorizarem as praias afectadas, foi decidido levantar a interdição por se considerar que estão reunidas as condições de segurança para a prática de banhos naqueles locais.

As medusas Velella são organismos gelatinosos de dimensão reduzida que vivem no mar, na coluna de água ou à superfície, e apresentam tentáculos de pequena dimensão que podem provocar reacções alérgicas e, em casos mais graves, queimaduras.

Por isso, a Autoridade Marítima Nacional alerta a população para os cuidados a ter no caso de avistamento e/ou contacto com estes organismos, aconselhando o banhista a afastar-se, evitando o contacto directo, e alertar o nadador-salvador ou as autoridades.

Caso tenha tido contacto com estes organismos e sentir uma picada, deve sair rapidamente da água e dirigir-se de imediato ao nadador-salvador. Os sintomas associados à picada podem ser dor forte, irritação, vermelhidão, inchaço, comichão e, em alguma situações, sensação de queimadura.

A AMN deixa ainda os seguintes conselhos para prestação de primeiros socorros:

– Não esfregar ou coçar a zona atingida para não espalhar o veneno;

– Não usar água doce, álcool ou amónia;

– Não colocar ligaduras;

– Lavar com cuidado com a própria água do mar;

– Retirar com cuidado os tentáculos (caso tenham ficado agarrados à pele) utilizando luvas, uma pinça de plástico e soro fisiológico ou água do mar;

– Se possível, aplique bicarbonato de sódio misturado em partes iguais com água do mar;

– Aplicar frio (água do mar gelada ou bolsas de gelo) no local atingido para aliviar a dor (o gelo não pode ser aplicado diretamente na pele, deve ser enrolado num pano);

Caso apresente sintomas de queimadura na zona afetada deverá:

– Tomar um anti-histamínico;

– Aplicar uma camada fina de pomada própria para queimaduras;

– Dirigir-se a um posto médico.

Em algumas circunstâncias, especialmente nas pessoas mais sensíveis às picadas e venenos das medusas ou águas-vivas (conhecidas por alforrecas), poderão ocorrer reacções alérgicas graves, como falta de ar, palpitações, cãibras, náuseas, vómitos, febre, desmaios, convulsões, arritmias cardíacas e problemas respiratórios.

Nestes casos devem ser encaminhadas de imediato para o serviço de urgência.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close