DossierLocalOutras

Marinha Portuguesa devolve animais ao mar

resized_ganso-patola-2 resized_tartarugas resized_ganso-patola-1A Marinha Portuguesa, em colaboração com o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios (CRAMQ), devolveu esta semana ao oceano duas tartarugas-comuns (Caretta caretta) e dois gansos-patola (Morus bassanus).

Segundo informa a Marinha, “Esta operação decorreu a bordo da Lancha de Fiscalização Rápida Centauro, que se encontra em comissão na Zona Marítima do Sul, que se deslocou cerca de 15 milhas para sul da costa algarvia, procurando as melhores condições para consumar a devolução das tartarugas e dos gansos-patola ao seu habitat natural”.

As duas tartarugas estavam feridas nas barbatanas e carapaça quando foram entregues pela Polícia Marítima ao CRAMQ. Cerca de 200 dias depois, foi possível devolvê-las ao seu habitat natural, equipadas com emissores de satélite nas carapaças, para que se consiga acompanhar a sua reabilitação e traçar o mapa da sua navegação (iniciativa apoiada pelo Oceanário de Lisboa).

Já os dois gansos-patolas precisaram apenas de 45 e 74 dias para recuperarem a forma e poderem voltar ao seu meio. Um dos animais chegou ao CRAMQ depois de se ter emaranhado em lixo; o outro “apresentava lacerações profundas consistentes com danos provocados por anzóis”, afirma a Marinha.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close