Nacional

Arquitectura portuguesa em destaque

A cerimónia de entrega do 11.º Prémio Manzano terá lugar no dia 16 de Novembro, no Palácio da Cidadela, em Cascais, e será presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O bom trabalho do arquiteto Luís Rebelo de Andrade no respeito pelas tradições construtivas, pela história e pela paisagem Portuguesa em cada um dos seus projectos valeu-lhe o prestigiado Prémio Internacional Rafael Manzano para a Nova Arquitetura Tradicional, no valor de 50.000 euros.

Apesar de se ter licenciado em arquitectura em Lisboa, a sua paixão foi sempre a escultura, o que lhe conferiu uma compreensão única e distinta do papel da arquitectura no ambiente natural. Em 1989, fundou o seu próprio estúdio e, desde então, tem realizado por todo o mundo projectos, que têm sido reconhecidos e premiados.

Luís Rebelo de Andrade realizou tanto obras novas como obras de renovação e, em todas elas, demonstrou um interesse singular em integrar a identidade local e a paisagem em cada um dos seus projectos. O júri sublinha que as suas obras são capazes de se integrar harmoniosamente no ambiente construído e natural. Além disso, sublinha que a arquitectura do premiado não é apenas funcional, mas reflete também a essência e os valores dos locais em que intervém.

Entre as suas obras destaca-se o Hotel Six Senses, onde ao longo de 30 anos transformou uma antiga quinta no norte de Portugal num complexo hoteleiro de prestígio internacional. Destaca-se também o seu trabalho no Hotel Rural Casa dos Viscondes da Várzea, cuja recuperação permitiu a utilização hoteleira de um antigo solar com tradição vinícola. Entre os seus projectos em Lisboa, destacam-se o restauro da Igreja de São José dos Carpinteiros, a reabilitação do Palacete da Falcarreira e a reabilitação do seu próprio atelier, um antigo armazém e moinho, agora transformado em espaço de trabalho.

A cerimónia de entrega do 11.º Prémio Manzano terá lugar no dia 16 de Novembro, no Palácio da Cidadela, em Cascais, e será presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O mais prestigiado prémio de arquitectura da Península Ibérica

O Prémio Rafael Manzano para a Nova Arquitectura Tradicional, no valor de 50 000 euros, foi criado em 2012 com o objectivo de reconhecer o trabalho dos arquitectos que actualizam e dão continuidade nos seus projectos às tradições construtivas das várias regiões Portuguesas e Espanholas, tanto na recuperação de monumentos e conjuntos urbanos de valor histórico-artístico como na construção de novos edifícios que reflitam a identidade local.

O Prémio Rafael Manzano é organizado pela Fundação Culturas Construtivas Tradicionais, pela INTBAU, cujos patronos são o Príncipe de Gales e a Fundação Serra Henriques.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close