Nacional

APAV divulga relatório sobre violência sexual

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) divulgou o relatório estatístico sobre o apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual.

Em quatro anos de resposta especializada, a APAV apoiou 1167 crianças e jovens vítimas de violência sexual, 154 familiares e amigos das vítimas e realizou 15.204 atendimentos. Estes são os números divulgados no relatório estatístico do Projecto CARE – rede de apoio especializado a crianças e jovens vítimas de violência sexual, com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian.

Em comunicado, a APAV destaca “o crescendo contínuo de pedidos de apoio, que mais do que duplicaram desde o início do funcionamento da rede CARE: de 195 novos casos em 2016 a 417 novos casos em 2019. Salienta-se ainda que, na maioria dos casos comunicados à APAV, as vítimas eram raparigas e, à data do pedido de apoio, tinham entre 14 e 17 anos de idade”.

Além destes dados, a APAV refere que a violência sexual sobre crianças e jovens ocorre sobretudo em contexto intra-familiar (52,2% dos pedidos de ajuda), praticada por pais e mães ou padrastos e madrastas.

Além do apoio directo às vítimas de crime e violência, esta rede de apoio especializado tem desenvolvido um trabalho contínuo de formação e sensibilização, tendo, especificamente neste última, abrangido mais de 16 mil participantes.

Celebrando o Dia Europeu da Vítima de Crime, assinalado a 22 de Fevereiro, a APAV associa-se à campanha de sensibilização “One Voice, One Cause”, promovida pelo Victim Support Europe. Durante o ano de 2020 a APAV irá ainda celebrar a sua história de 30 Anos pelos Direitos das Vítimas, promovendo ao longo de todo o ano – de Janeiro a Dezembro – iniciativas de âmbito local, nacional e internacional. Consulte aqui o programa de celebração.

O relatório estatístico sobre o apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual pode ser encontrado neste endereço.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close